MPF tenta impedir que Dilma visite Lula por não ser “dia de visita”

Todos os posts, Últimas notícias

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal  quer impedir a visita da ex-presidente Dilma Rousseff  ao ex-presidente Lula. Dilma pretende se encontrar com Lula nesta segunda-feira (23).  “Hoje não é dia de visitas de Lula”. Esse é o argumento apresentado pelo MPF  à juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela custódia de Lula.

Ela ainda precisa se manifestar a respeito do tema.

O MPF reforçou, em documento enviado à Justiça nesta segunda-feira (23), o argumento já utilizado pela força-tarefa anteriormente: a de que as visitas de familiares “devem prevalecer em relação às de amigos”.

Na última quarta-feira (18), o MPF havia dito que “não é viável a fixação ou a elasticidade de horário diferenciado para visitas ao custodiado Luís Inácio Lula da Silva, seja por conveniência da administração, seja para se criar injusto discrímen em relação aos demais custodiados ali recolhidos”.

As visitas de familiares a Lula são realizadas às quintas. Os familiares têm das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 para entrar na PF para se encontrar com Lula.

Dilma formalizou o pedido para ver Lula na noite de sábado (21). Entre os argumentos usados, está o fato de a relação de amizade entre os dois ser “fato público e notório”. “Trabalham juntos desde o ano de 2002 e, ao longo dos anos que seguiram, desenvolveram relação de convivência próxima e de profunda amizade, cuja manutenção se faz premente na situação atual de privação de liberdade em que se encontra o ex-presidente Lula”, afirma a petição.

Segundo o documento, assinado pelo ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, Lula e Dilma mantêm uma “estreita relação de proximidade, vez que, mesmo não ocupando cargos púbicos, continuaram a se encontrar pessoalmente e a ter um relacionamento próximo e pessoal, conforme ampla e constantemente divulgado na grande imprensa nacional”.

No parecer, o MPF pede que a defesa de Lula indique se o ex-presidente deseja ver Dilma. Até o momento, os defensores do petista ainda não se manifestaram a respeito da solicitação da ex-presidente.