Prisão aumenta apoio a Lula e fortalece esquerda eleitoralmente

Destaque, Reportagem, Todos os posts

 

A prisão ilegal do ex-presidente Lula começa a produzir EXATAMENTE o tipo de reações no Brasil e no exterior que eram esperadas. Porém, pesquisa de um instituto especializado em sondagens diárias da opinião pública mostra um dado SURPREENDENTE: após Lula ser preso, sua aprovação disparou.

Pelo mundo, após personalidades como o ex-primeiro-ministro português José Sócrates, o ex-candidato a presidente da França Jean Luc Melenchon e o prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel terem defendido publicamente o ex-presidente brasileiro, somou-se uma outra fila de apoios expressivos mundo afora.



O partido Podemos, na Espanha, pediu oficialmente que, diante da prisão de Lula, as negociações entre o Mercosul e a União Europeia para formar um acordo de livre comércio sejam suspensas.

O eurodeputado Xavier Benito, vice-presidente da Delegação UE-Mercosul dentro do Parlamento Europeu, deu a seguinte declaração em defesa de Lula:

“Exigimos uma vez mais que a União Europeia paralise todas as negociações com o Mercosul ou com o Brasil, que não cumpre com mínimos padrões democráticos, como demonstram os fatos recentes. Condenamos energicamente a decisão (sobre Lula) por seu caráter político e o ataque que ela supõe para a democracia brasileira”

Na Itália, os ex-primeiros-ministros Massimo D’Alema e Romano Prodi assinaram uma carta em que saem em defesa do ex-presidente brasileiro e denunciam sua prisão.

Mas a grande surpresa ficou por conta do Brasil mesmo. Pesquisa recém concluída mostra um dado surpreendente. Recuou de forma sólida o contingente de brasileiros que querem Lula encarcerado e disparou o contingente dos que não querem.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Atlas Político, que se define da seguinte forma:
“O Atlas Político monitora em tempo real a atividade de dezenas de milhões de usuários em mídia social. Tomamos o pulso do debate político nas redes. Transformamos enormes quantidades de informação em indicadores intuitivos. Ajudamos você a entender o impacto real do sentimento das redes sobre as evoluções políticas e a dinâmica eleitoral”

Tracking é uma pesquisa feita por telefone ou na internet em tempo real. Assim, você fica sabendo a tendência da opinião pública.

O instituto Atlas acompanha a evolução da opinião pública sobre vários assuntos, tais como a reforma da Previdência, a avaliação de Temer, a intervenção no Rio, a legalização da maconha ou mesmo a opinião das pessoas sobre a prisão de Lula.

Nesse quesito, após o ex-presidente ser preso disparou o contingente de brasileiros contrários a essa prisão enquanto despencou os que apoiavam.

Agora, os contingentes de quem quer e de quem não quer a prisão do ex-presidente estão literalmente empatados em 45,7% a favor e 46,9% contra.

E vêm mais dados por aí. No próximo domingo, o jornal Folha de São Paulo publicará pesquisa Datafolha com as seguintes perguntas:

Se levarmos em conta a sondagem do Instituto Atlas, tudo indica que o Datafolha revelará que a sociedade brasileira ficou chocada com o espetáculo de selvageria contra um septuagenário condenado a morrer na prisão por ter tirado dinheiro dos ricos e dado aos pobres.

Assista a reportagem em vídeo