Prisão de Lula faz ONU investigar Lava Jato

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A prisão de Lula escandalizou o mundo. Inúmeras personalidades internacionais criticaram o encarceramento. Como o Blog da Cidadania antecipou, com a prisão dele o Comitê de Direitos Humanos da ONU passou seu caso na frente e abriu investigação contra a Lava Jato e o Estado brasileiro, suspeitos de perseguir o maior líder político do país.

Em edições anteriores, o Blog da Cidadania deu conta de críticas fortes que vêm sendo feitas por importantes personalidades internacionais contra a prisão ilegal e extemporânea do ex-presidente, como Jean Luc Melenchon, um dos principais candidatos a presidente da França na eleição do ano passado.

Agora, mais personalidades se juntam à comoção pela prisão criminosa de um homem contra quem o Estado brasileiro não tem provas.

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, ex-secretário-geral do Partido Socialista de setembro de 2004 a julho de 2011 e primeiro-ministro de Portugal de 12 de março de 2005 a 21 de junho de 2011, diz que a prisão de Lula foi um ato de “violência política”.

Já o o escritor argentino e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, iniciou campanha para o ex-presidente Lula ser agraciado com esse mesmo prêmio neste ano. Gravou um vídeo e criou uma petição na internet.

 

Confira e divulgue a convocação de Esquivel para que mais pessoas assinem a petição. Clique aqui

Mas a boa notícia mesmo é a de que, conforme o Blog da Cidadania antecipou, uma eventual prisão de Lula apressaria seu processo na ONU. Eis que o jornal O Estado de São Paulo noticiou que, após a prisão do ex-presidente, o Comitê de Direitos Humanos da ONU começou a investigar o processo de Lula.

Na prática, portanto, quem está sendo investigada é a Lava Jato. E, cedo ou tarde, os criminosos que encarceraram um homem inocente irão pagar por seus crimes por ação da mesma lei que usaram para delinquir.

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo.