Prisão mal-explicada de Lula causa explosão de indignação na Europa

Todos os posts, Últimas notícias

Se você for tentar saber a quantas anda a repercussão internacional da prisão de Lula, não descobrirá nada. A mídia corporativa esconde vergonhosamente uma verdadeira explosão de indignação mundo afora. Sobretudo na Europa. E o fato INQUESTIONÁVEL é que, de uns dias para cá, explodiu a reprovação ao encarceramento de Lula com o propósito escandalosamente claro de impedir que participe das próximas eleições.

Senão, vejamos:

O partido Podemos, na Espanha, pediu oficialmente que, diante da prisão de Lula, as negociações entre o Mercosul e a União Europeia para formar um acordo de livre comércio sejam suspensas.

“Exigimos uma vez mais que a União Europeia paralise todas as negociações com o Mercosul ou com o Brasil, que não cumpre com mínimos padrões democráticos, como demonstram os fatos recentes”, disse o eurodeputado Xavier Benito, vice-presidente da Delegação UE-Mercosul dentro do Parlamento Europeu. “Condenamos energicamente a decisão (sobre Lula) por seu caráter político e o ataque que ela supõe para a democracia brasileira”, disse.

Uma posição mais dura tomou o Partido Comunista Português. Para o grupo, “está em marcha um vergonhoso processo político que, ao mesmo tempo que dá cobertura ao corrupto, antipopular e repressivo Governo de Michel Temer, procura a todo o custo impedir a candidatura de Lula da Silva às eleições presidenciais de 2018”.

Na Itália, os ex-primeiros-ministros Massimo D’Alema e Romano Prodi assinaram uma carta em que saem em defesa do ex-presidente brasileiro e denunciam sua prisão.