STF indiciou Azeredo em 2009 e ele está impune até hoje

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o senador pelo PSDB de Minas Gerais Aécio Neves, após virar réu por determinação do Supremo Tribunal Federal, afirmou que recebeu com “absoluta tranquilidade” a decisão da 1ª turma da corte.

Aécio tem boas razões para isso porque a decisão da última terça-feira (17) do STF não quer dizer absolutamente nada. Tomemos o caso de outro tucano graúdo, coincidentemente também ex-governador de Minas Gerais e ex-senador pelo mesmo Estado, Eduardo Azeredo (PSDB).

Os crimes atribuídos a Azeredo foram cometidos na campanha eleitoral de 1998, no âmbito do dito “mensalão tucano”. Após OITO anos ele foi denunciado pelo Ministério Público (2006) e só virou réu no STF em 2009.

A decisão do STF da última terça-feira 17 tornando Aécio Neves réu por seus crimes repleto de provas não diz absolutamente nada. Muito provavelmente ele fará como Azeredo e renunciará para seu caso voltar à primeira instância, como fez em 2014.

Vale dizer que o STF aceitou a renúncia de Azeredo e deixou seu caso voltar para a primeira instância e recomeçar do zero, mas julgou José Dirceu mesmo sem ele ter foro privilegiado.

Ou seja, a decisão do STF de tornar Aécio réu não quer dizer nada. Foi tomada apenas porque a população, como mostram as pesquisas Ipsos, Datafolha e Vox Populi, recém-publicadas, está dizendo, em esmagadora maioria, que a Justiça brasileira só persegue petistas.

Quando a memória de passarinho do povo esquecer o caso, em algumas semanas, começará a operação do STF e da mídia para salvar Aécio, pois, no Brasil, só vão para a cadeia pretos, pobres, prostitutas e petistas, os quatro pês da desigualdade tupiniquim