Vox Populi sugere que Datafolha fraudou números de Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa Vox Populi recém-divulgada traz números muito melhores para o ex-presidente Lula do que a pesquisa Datafolha. As diferenças são gigantescas. A experiência deste Blogueiro com pesquisas sugere que quem mente é o Datafolha.

A pesquisa Datafolha do último domingo foi publicada na Folha de São Paulo sob o mote de que, após ser preso, o ex-presidente Lula perdeu votos, o que seria natural, já que, preso, seus eleitores, sabendo que não poderiam votar nele apesar de quererem, respondem a pesquisas sem citar seu candidato preferido.

No cenário do Datafolha considerado pelo instituto como o mais provável envolvendo Lula, o ex-presidente caiu de 37% na pesquisa do mesmo instituto em janeiro para 31% na do último domingo.

O Datafolha também perguntou se a prisão de Lula é justa, entre outras questões. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados teriam respondido que a prisão foi justa.

Dois dias depois, sai a pesquisa Vox Populi e os resultados são extremamente diferentes apesar de as duas pesquisas terem sido feitas quase ao mesmo tempo – Datafolha esteve em campo entre 11 e 13 de abril e o Vox Populi entre 13 e 15 de abril.

De acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada entre os dias 11 e 15 de abril, o ex-presidente Lula, ampliou sua vantagem sobre os demais candidatos às eleições de outubro depois que foi preso, no último dia 7 de abril. O levantamento demonstra ainda que ampla maioria considera que a sua prisão foi injusta.

Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 59% consideram que a prisão de Lula foi política e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão.

Sobre a justiça da prisão de Lula, no Datafolha só 40% consideram que foi INJUSTA enquanto que, no Vox Populi, 59% consideram que foi justa. São quase VINTE pontos percentuais de diferença entre as pesquisas.

Mas as diferenças absurdas não param por aí. O principal cenário de pesquisa estimulada do Vox Populi mostra Lula com DEZESSEIS pontos percentuais a mais do que no Datafolha.

Devido à experiência deste blogueiro com o assunto pesquisas eleitorais, é possível formar a convicção de que uma dessas duas pesquisas mente.

Explico: em abril de 2010, Dilma Rousseff e José Serra disputavam a presidência da República. Pesquisa Datafolha, então, colocava o tucano DEZ pontos na frente da petista, enquanto que o Vox Populi dizia que eles estavam empatados.

O Blog da Cidadania, 8 anos atrás, consultou especialistas em estatísticas e descobriu que não há possibilidade de dois levantamentos honestos chegarem a resultados tão diferentes sobre o mesmo caso no mesmo período; um dos dois institutos estava mentindo.

Eis que eu, Eduardo Guimarães, fiz uma representação à Procuradoria Geral Eleitoral e consegui que a Polícia Federal abrisse investigação, já que é crime falsificar pesquisas eleitorais.

O que aconteceu foi surpreendente. Passaram-se poucos dias e o Datafolha convergiu para os números do Vox Populi.

Em resumo, tudo indica que, mais uma vez, a Folha está falsificando pesquisas. Talvez seja hora de uma outra representação à Procuradoria…

Assista à reportagem em vídeo