YouTuber’s têm que aparecer nas imagens das matérias

Crônica

Por Eduardo Guimarães

Sou da opinião de que, nesta vida, é importante tomar decisões certas na hora certa. E nem é tão difícil quanto muitos pensam. Basta a gente tomar a decisão em vez de adiar.

Ano passado, após ter sido alvo da ira antipetista e fascista de Sergio Moro, tive problemas sérios. Meus negócios afundaram. Representava indústrias brasileiras em países latino-americanos e, concomitantemente, tocava o Blog da Cidadania, mais como um serviço prestado a comunidade, sem pretensões profissionais ou comerciais. Todos os empresários com os quais eu tinha negócios foram interrompendo a relação, um a um.

Detalhe: nunca foi sequer indiciado. Nunca provaram nada contra mim e, aliás, nunca sequer me acusaram de qualquer ato desonesto; apenas me acusaram de ter ideologia, de ter lado na política…

Como se fosse crime.

Eis que decidi não me entregar. Decidi fazer com o Blog o que fazia com a área de comércio exterior.

A primeira providência foi modernizar o Blog, que não tinha nem versão para celular. Foi duro. O site anterior era muito antiquado e dava muitos problemas.

O site novo foi um sucesso. A audiência do Blog QUADRUPLICOU com esta nova página. Obviamente que com muito mais trabalho.

O Blog mudou muito, de setembro de 2017 para  cá. Além de ter modernizado esta página e começado a publicar várias  matérias por dia em vez de uma só, criei um canal no YouTube que é talvez o maior sucesso hoje na internet.

O Canal do Blog da Cidadania chega até o fim do mês a OITENTA MIL INSCRITOS – hoje, está com 76 mil. Em 60 dias serão cem mil inscritos.

Estamos caminhando para 15 MILHÕES de visualizações no YouTube, uma rede sobre a qual passo a falar.

A esquerda sempre foi fraca no YouTube, uma das redes sociais mais importantes do país e do mundo no qual a direita se esbalda. Sobretudo a extrema-direita.

Há youtuber’s fortíssimos ligados a nazistas como Jair Bolsonaro e canais de grupos de extrema-direita ligados a militares, que também estão na órbita de influência do candidato reacionário.

Em poucos meses, o Blog da Cidadania já está começando a incomodar. As visualizações se contam em dezenas e até centenas de milhares e o número de inscritos cresce rapidamente.

Porém, para ter sucesso no YouTube é preciso ser disciplinado e seguir algumas de muitas e muitas regras. Uma delas obriga o youtuber (uma espécie de blogueiro, só que faz vídeos em vez de textos) a se expor.

Explico: o YouTube é uma rede basicamente autoral, ou seja, que se apoia nas pessoas que aparecem nos vídeos. Por isso, é preciso você expor a sua imagem para ter sucesso.

O problema é que, próximo dos sessenta, como grande parte dos homens nessa etapa da vida eu estava acima do peso – no meu caso, MUITO acima do peso.

Eu precisava melhorar a imagem. Matriculei-me em uma academia de ginástica e tomei decisões RACIONAIS sobre alimentação: tirei o açúcar, refrigerantes, cerveja, gorduras em geral da minha dieta. TOTALMENTE.

O resultado foi perder 12 quilos em menos de dois meses. Foi espantoso, mas mostrou-me que eu estava prejudicando meu organismo com junk food (comida gordurosa e de baixo valor nutritivo), bebidas doces e ócio.

Vejam o que decisões corretas fazem na vida de uma pessoa. Mas decisões só podem nos ajudar se forem tomadas. Tomei. E foram as melhores decisões que poderia ter tomado.

Escrevi isto por que muitos amigos começaram a dizer que estou vaidoso porque emagreci. Não sou vaidoso. Deveria ser mais. Emagreci e estou cuidando da estética porque o trabalho exige. Preciso aparecer nas imagens, segundo orientações que o próprio YouTube dá.

Era isso, amigos. Recomendo a todos o caminho que segui. Mudou minha vida. Sou um novo homem.