Há um nome para quem está abandonando o barco de Lula

Análise, Destaque, Todos os posts

Lula e o PT têm um plano. E esse plano é mais ou menos conhecido de todos: manter o capital político do ex-presidente até a undécima hora, até que seja possível.

Trocando em miúdos:

Após um mês de prisão, a pesquisa CNT/MDA mostra que o plano está dando certo, até aqui. Lula não só não perdeu intenções de voto como ganhou.

O plano é simples. A direita sabe qual é. O sociólogo Alberto Carlos Almeida teorizou sobre ele na última terça-feira, no site Poder 360. Vejamos como ele explicou a estupidez que é a aposta no que chamou de “ego trip” de Ciro Gomes:

“(…) Lula, o candidato anti-establishment, tende a não poder ser candidato. É possível que sua candidatura venha a ser registrada e depois impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na lei da ficha limpa. Isso acontecendo, e Lula estando preso, ele enviará uma carta da prisão indicando um candidato que seja do PT.

Iludem-se aqueles que acham que o PT e Lula apoiarão a ego-trip de Ciro Gomes. Considerando-se a grande organicidade do PT de um lado, e de outro o fato de Ciro estar em seu sétimo partido (até agora, claro), o ex-governador do Ceará não é confiável para os petistas. Assim, na carta de Lula provavelmente estará um dos seguintes nomes: Fernando Haddad, Patrus Ananias ou Jaques Wagner.

O que acontecerá em seguida surpreenderá todos aqueles que não leram esse artigo, o candidato do PT subirá rapidamente, em uma ou duas semanas, graças aos votos dos pobres e, em particular, da região Nordeste.

É provável que esse candidato diga, em seu horário eleitoral gratuito, em entrevistas e debates, que tudo feito pelo Governo Temer será mudado. Adicionalmente, ele afirmará que o PSDB apoiou o Governo Temer, assim como Bolsonaro e outros eventuais candidatos azuis. Como o governo tende a se manter muito rejeitado até as eleições, o indicado por Lula se tornará o favorito para vencer”

Almeida é um festejado cientista político de centro-direita conhecido por seus acertos eleitorais.

A direita, a mídia e o partido da Justiça sabem muito bem quem é ele.

Não embarque na “ego trip” de Ciro Gomes até que só restem ele e Bolsonaro no segundo turno ou se Lula não conseguir disputar a eleição ou se o seu candidato não emplacar.

Por enquanto, quem ficar contra a estratégia de Lula não é só traíra, oportunista e mau-caráter: é burro.