Marina e Joaquim Barbosa não formarão chapa, diz ex-STF

Todos os posts, Últimas notícias

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto afirmou nesta quinta-feira que, por enquanto, não vê disposição de Marina Silva, pré-candidata ao Planalto pela Rede, e de Joaquim Barbosa, que ainda não decidiu se concorrerá pelo PSB, para formação de uma chapa única

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto afirmou nesta quinta-feira que, por enquanto, não vê disposição de Marina Silva, pré-candidata ao Planalto pela Rede, e de Joaquim Barbosa, que ainda não decidiu se concorrerá pelo PSB, para formação de uma chapa única nas eleições deste ano. Britto, que é amigo de ambos e tenta aproximá-los para uma candidatura conjunta, disse que considera possível uma dobradinha, “se não no primeiro turno, quem sabe um apoiando o outro no segundo turno”.

Especificamente sobre a viabilidade da chapa única com os dois nomes, Britto foi menos enfático, ao ser questionado na saída de um evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

— Não me anima dizer que sim neste momento. Porque acho muito justo que cada um queira ser cabeça de chapa, os dois estão qualificados.

Ele destacou, porém, que torce pela união dos dois candidatos e diz que “há uma chance” de apoio nem que seja no segundo turno:

— A gente torce por isso, se não no primeiro turno, quem sabe um apoiando o outro no segundo turno.

Ayres Britto ressaltou ter conversado há cerca de dez dias com Joaquim Barbosa, que foi ministro do Supremo na mesma época em que ele estava na Corte, e que o colega se mostrava ainda indeciso quanto a se candidatar ao Planalto. Para Britto, Barbosa “está à altura do cargo”, assim como Marina Silva.

— O país, nessas duas candidaturas, claro que há outras, respira a plenos pulmões o ar da democracia e a perspectiva de condução da coisa pública com toda a honestidade, impessoalidade, transparência e lucidez — disse Britto