Campanha internacional por Lula livre constrange golpistas

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Ao lado de personalidades como o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, o prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Perez Esquivel, continua liderando a campanha internacional pela libertação de Lula. Na terça-feira (5 de junho), em Roma, em evento da FAO, braço da ONU que combate a fome no mundo, Esquivel saiu mais uma vez em defesa do ex-presidente. A campanha internacional a favor de Lula dificulta o arbítrio contra o ex-presidente.

Não está fácil a vida dos golpistas. Na semana passada, o novo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, deixou-se fotografar ostentando um cartaz em que pediu a libertação do ex-presidente Lula, causando enorme constrangimento para a ditadura brasileira que mantém o ex-presidente encarcerado graças à uma farsa judicial que o condenou sem provas.

Não passam poucos dias sem que alguma personalidade internacional denuncie a farsa judicial e o sequestro político do ex-presidente. Desta vez, em importantíssimo evento da ONU, o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, voltou a denunciar a condição de Lula de preso político brasileiro. E mais: a denúncia foi repercutida pela Rádio França Internacional.

Para quem não sabe, a Rádio França Internacional (em francês Radio France Internationale), também conhecida como RFI, é uma rádio pública francesa de emissão ao estrangeiro e atinge cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo, além de fazer suas emissões em 18 idiomas.

Atualmente a RFI entra no ar em alemão, árabe, albanês, búlgaro, cambojano, créole (francês das Antilhas), espanhol, inglês, laosiano, servo-croata, persa, polaco ou polonês, português, romeno, russo, turco, vietnamita e francês.

Esquivel discursou no Seminário Internacional sobre Parcerias de Redução da Pobreza 2018. Com a participação de mais de 90 especialistas, o evento foi co-organizado pelo Centro Internacional de Redução da Pobreza na China (IPRCC) e pelo Centro de Informações da Internet da China (CIIC).

A organização também contou com a participação das três agências da ONU com sede em Roma: o Programa Alimentar Mundial (PAM), a Organização da Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Foi nesse evento que Esquivel fez a denúncia que você vai assistir na reportagem de hoje do Blog da Cidadania