Crise democrática no Brasil derruba investimento estrangeiro

Análise, Destaque, Todos os posts

Não é de hoje que o Blog da Cidadania avisa que a crise democrática que empurrou o Brasil para uma fidedigna “ditabranda” – regime autoritário disfarçado de democracia – afetaria a economia do país de fora apara dentro. Agora, esse processo já é quantificável e, além de tudo, expressivo.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada na última segunda-feira dá conta de que DESPENCOU o investimento estrangeiro no Brasil no primeiro semestre deste ano.

O IDP (Investimento Direto no País), dado do BC (Banco Central) que mostra o desempenho das aquisições e empréstimos de matrizes no exterior a suas filiais brasileiras, tem queda de 30% nos primeiros quatro meses do ano em relação a igual período de 2017.

Esse processo coincide com a pronunciada piora da economia que se produziu ao longo deste ano, com o caos econômico, político e social e o acelerado empobrecimento da população convulsionando a sociedade brasileira paralelamente a um divisionismo político que já descamba para a violência física, inclusive com atentados fatais.

O envenenamento da sociedade brasileira, porém, não ocorreu por geração espontânea; é produto de um lento processo desencadeado pelos meios de comunicação de massa ao longo da primeira década do século XXI.

A crença dos golpistas de 2016 em que conseguiriam extirpar direitos trabalhistas e sociais e inaugurar uma ditadura do “mercado” que enriqueceriam e o país ficaria assistindo boquiaberto e inerte chega a parecer mentira, mas existiu – e ainda persiste, em larga medida.

Agora, porém, começam a surgir as evidências de que o mundo já entendeu que o Brasil antidemocrático que aprisiona lideranças políticas sob processos judiciais falsários, arbitrários, ditatoriais não é um bom lugar para investir.

Mas não é só isso que faz com que o investimento produtivo no Brasil desapareça. Os brasileiros estão empobrecendo rapidamente. Sem dinheiro para consumir, a roda da economia não gira e não há mercado para investimentos. É mais do que simples. Qualquer idiota é capaz de entender. Menos os idiotas gananciosos do “mercado”.

Apenas em abril deste ano, o volume de investimentos produtivos de outros países no Brasil somou US$ 2,6 bilhões, o menor nível para o mês desde 2006.

Segundo a matéria farsesca da Folha de São Paulo, que tenta vender a redução da carga tributária nos Estados Unidos como causa do problema sem explicar que outros países não estão enfrentando o mesmo problema brasileiro, 2007 e 2012 foram anos que marcaram o auge do crescimento no Brasil.

Naqueles anos, entrou muito investimento direto por causa da dinâmica do crescimento. As empresas viam o Brasil como um mercado potencial grande e crescente. Com o Brasil ditatorial, antidemocrático e convulsionado, investidores tendem a buscar mercados dinâmicos como o da Ásia.

Não haverá investimento no Brasil enquanto o povo continuar empobrecendo com as medidas ultraliberais na legislação trabalhista que acabaram com direitos e que foram condenadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), sinalizando para o mundo forte retrocesso no Brasil, que está sendo nosso grande problema.