Mídia mente; Papa enviou, sim, rosário a Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O Papa Francisco enviou um assessor especial para entregar rosários a pessoas presas, entre elas o ex-presidente Lula. Devido ao fato de a comunidade católica no Brasil ser gigantesca, uma rede de difamação se organizou em conluio com um setor conservador do Vaticano para desmentir o assessor do papa que agiu em seu nome e que, agora, explica tudo em carta após site fake do Vaticano apagar duas notas FALSAS.

Antes de mais nada, vale esclarecer que o advogado argentino Juan Grabois é assessor especial do Papa Francisco. A informação está sendo confirmada até pela mídia que tentou distorcer o fato de que tal assessor foi enviado pelo Papa para levar conforto a Lula.

Primeiro, a mídia caiu furiosamente em cima do PT esgrimindo informação veiculada em um site chamado Vatican News, que nada tem que ver com a imprensa oficial do Vaticano, o L’Osservatore Romano.

No tal site Vatican News saiu na última terça-feira uma nota desmentindo que o Papa Francisco houvesse enviado o rosário a Lula. Poucas horas após a divulgação da mentira, a nota foi apagada.

Uma segunda nota foi enviada, mas também foi apagada porque não continua a informação correta.

Foi necessária uma terceira nota que reconheceu cabalmente que a mídia reproduziu uma nota mentirosa de um site que não é o órgão oficial do Vaticano, o tal “Vatican News”. Diz a nota:

“Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros

Em seguida, o jornal O Globo, entre outros, reconheceu que o advogado argentino que levou o Rosário enviado pelo Papa a Lula, Juan Grabois, é, sim, consultor direto do Papa Francisco.

— Globo assessor papa

https://oglobo.globo.com/brasil/vaticano-diz-que-advogado-que-entregou-terco-lula-consultor-do-papa-1-22775148

Por fim, para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, o consultor oficial do Papa divulgou uma carta na qual esclarece o que aconteceu.

No texto, Grabois diz que o site Vatican News não é o órgão de imprensa oficial do Vaticano, apesar de ser ligado a funcionários do mesmo Vaticano.

O site Viomundo divulgou interessante matéria que revela como foi que o tal site Vatican News divulgou matéria falsa negando que o Papa Francisco tenha enviado o terço a Lula.

A matéria explica o que vem acontecendo, por que o desmentido do site não-oficial do Vaticano foi divulgado para desmentir que o Papa presenteou Lula:

O papa Francisco enfrenta fortíssima oposição dentro e fora do Vaticano. Ela já se manifestou através de cartazes nas ruas de Roma, de uma edição falsa do Observatório Romano [o jornal oficial do Vaticano] dirigida à cúpula da igreja e continua ativa através de uma rede de blogs que são ou se dizem católicos.

No Brasil, dois eventos recentes envolvendo o Papa ou representantes dele causaram controvérsia, pela forma como foram noticiados pelo Vaticano: o telefonema de Bergoglio à família da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro; e a tentativa de visita de um assessor e amigo próximo de Francisco, o advogado argentino Juan Grabois, ao ex-presidente Lula.

Nos dois casos, o noticiário oficial do Vaticano parece ter tentado despolitizar ou diminuir as ações de Francisco ou de seus representantes

Como se vê, o tal Vatican News é useiro e vezeiro em negar ações do papa. O site publicou matéria que dizia sobre a informação de que o Papa ligou para a família da vereadora assassinada Marielle Franco que “os telefonemas do Santo Padre são privados. A Sala de Imprensa [o tal Vatican News”] não confirma, nem desmente” que Francisco fez a ligação.

Porém, a grande imprensa noticiou fartamente a ligação do Papa para a família da vereadora assassinada. A BBC Brasil, por exemplo. O primeiro parágrafo da matéria diz o seguinte:

O telefone tocou, Marinete da Silva atendeu e começou um bafafá danado, com a mãe de Marielle Franco e a família tentando entender o que estava acontecendo, “se era o papa ou não era o papa”, relata a irmã da vereadora, Anielle Silva. E de fato era o próprio papa Francisco, que ligou para o celular de Marinete para prestar solidariedade à família pelo brutal assassinato de Marielle

Essa é a verdade, portanto: o Papa Francisco esteve com seu assessor Juan Grabois e entregou a ele rosários bentos para que entregasse a pessoas que determinou. Por isso o site Vatican News teve que apagar as notas anteriores, eivadas de mentiras que a mídia  publicou e não retificou.