Papa Francisco presenteia Lula e critica sua prisão

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A campanha internacional a favor de Lula ganhou um apoio de ENORME peso. A notícia passou batida pela grande imprensa. Segundo a Folha de SP, em maio o papa Francisco criticou indiretamente a prisão de Lula ao criticar a mídia por difamar pessoas públicas até que sejam presas. E, nesta segunda-feira, 11 de junho, presenteou o ex-presidente com um rosário.

Em uma homilia divulgada há alguns dias, o papa Francisco criticou o papel da mídia em difamar pessoas públicas a ponto de leva-las à prisão, gerando “golpes de Estado”, segundo a agência de notícias do Vaticano, a Vatican News.

Francisco citou o exemplo de Jesus, que, no Domingo de Ramos, foi recebido em Jerusalém com aclamações de “Bendito o que vem em nome do Senhor“, mas, na sexta-feira seguinte, as mesmas pessoas gritaram “Crucifiquem-no“.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/papa-francisco-acusa-midia-de-difamacao-que-fomenta-golpes-de-estado.shtml

Essa instrumentalização do povo é também um desprezo pelo povo, porque o transforma em massa. É um elemento que se repete com frequência, desde os primeiros tempos até hoje. O que aconteceu? Fizeram uma lavagem cerebral [no povo] e mudaram as coisas. E transformaram o povo em massa”, disse o pontífice.

Nesse ponto da  homília, Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, fez uma critica indireta – porém muito direta – à prisão do ex-presidente Lula. Disse ele:

Criam-se condições obscuras para condenar uma pessoa. A mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e, com a calúnia e a difamação, essas pessoas ficam manchadas. Depois, chega a justiça, as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”.

Nesta segunda-feira, 11 de junho, após aquela critica indireta à prisão de Lula, o papa Francisco enviou um rosário a ele, segundo a página do ex-presidente no Facebook.

Conforme o Blog da Cidadania vem informando, a campanha internacional a favor de Lula não para de crescer e pode obrigar a ditadura brasileira a permitir que o ex-presidente dispute a eleição presidencial de 2018, como quer a maioria esmagadora do povo brasileiro.

Assista a reportagem em vídeo