Lula lidera até pesquisa antipetista

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O site Poder 360 nasceu de uma costela da Folha de SP. De uma hora para outra (2016), virou um site rico, com uma equipe enorme e, pasme, um instituto de pesquisa de opinião próprio, o DataPoder360, que acaba de divulgar pesquisa que tenta excluir e prejudicar Lula e fracassa feio porque o ex-presidente é tão forte politicamente que vence até pesquisa feita para ele aparecer mal na foto.

A recém-divulgada Pesquisa Nacional de Opinião Pública do site DataPoder360 foi especialmente pensada para simplesmente fazer sumirem Lula, um possível candidato que o ex-presidente indicar e o próprio PT.

A estratégia para esse fim foi a de dividir a pesquisa em duas vertentes: a de excluir o ex-presidente de todos os cenários pesquisados e incluir possíveis candidatos petistas substitutos sem citar que seriam os indicados pelo ex-presidente, e a de mensurar SÓ a rejeição de Lula apesar de estar excluí-lo da disputa.

A primeiro parágrafo da matéria do site Poder360 sobre sua pesquisa já diz a que ela veio:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 1 eleitorado fiel e regular. Se o petista puder concorrer a presidente, 24% dizem que votariam nele com certeza. Outros 11% afirmam que poderiam votar. Trata-se de 1 potencial de voto de 35%, patrimônio relevante a 3 meses da eleição presidencial de 7 de outubro (…) Ocorre que o mesmo levantamento traz uma péssima notícia para Lula: 62% dos eleitores declaram que não votariam nele de jeito nenhum

Não precisa dizer mais nada. Na pesquisa estimulada SEM Lula, obviamente que Bolsonaro cai em relação a maio, mas ainda lidera – como em todas as outras pesquisas –, e o ex-prefeito de SP Fernando Haddad, possível candidato de Lula, sem ser identificado como tal naufraga nas últimas posições.

Mas é no estudo sobre o potencial de voto do ex-presidente Lula que a pesquisa fajuta aplica seu golpe mais descarado ao atribuir um índice de rejeição estratosférico ao ex-presidente sem revelar qual é a rejeição dos outros candidatos. Porém, ao mensurar o potencial de voto de Lula, ele domina a pesquisa.

O gráfico que você vê revela a tramoia.

A pesquisa é uma farsa. Os números não batem com nenhuma outra pesquisa divulgada, menos no potencial de votos de Lula, que fica parecido com a das pesquisas dos grandes institutos. No tal DataPoder360, Lula tem 35%; no Datafolha, 30%; no Ibope, 33%.

No Datafolha, por exemplo, o potêncial de votos de Lula é de 47%, com 30% que votariam com certeza e 17% que poderiam votar. No tal Datapoder 360 esse potêncial é de 24% que votariam com certeza e 11% que poderiam votar, perfazendo 35%.

Mas é na rejeição a Lula que o site misterioso mais derrapa. Lula teria 62% contra 51% no Datafolha.

Mas o pior nem é isso. O pior é que, para que não fique clara a tramoia, o site picareta não pesquisou a rejeição de nenhum outro candidato. Só a de Lula. Picaretagem pouca é bobagem.