Ministros do STF e do STJ veem Moro “desmascarado” pelo HC para Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Segundo a Folha de São Paulo, integrantes de tribunais superiores (STF e STJ) chegaram à conclusão de que o juiz Sergio Moro “escorregou numa casca de banana atirada pelos petistas”. Para ministros do STJ e do STF, o PT teria conseguido “expor o voluntarismo de Moro, reforçando a tese de que ele não é imparcial nos casos do ex-presidente”.

Para os ministros, o PT obteve a única vitória de médio prazo possível: fazer Moro errar. Na avaliação deles, o juiz pisou em falso ao ordenar que a PF não cumprisse a ordem de soltura, em afronta à hierarquia do Judiciário, e quando mobilizou outros juízes do TRF-4 para derrubar a decisão.

Segundo relatos, Moro chegou a ligar para o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, para argumentar contra o cumprimento da decisão de Favreto.

Para os ministros do STJ e do STF, mesmo que a ordem do desembargador possa ter sido errada, Moro errou ao se insurgir. O jornal diz que a “posição [de Moro] será explorada em ações no Conselho Nacional de Justiça e pela defesa de Lula nos recursos às cortes superiores”. O jornal não diz se acha cabível que Moro tenha agido como agiu.