O pixuleco de Trump

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente americano, Donald Trump, criticou duramente o plano da primeira-ministra heresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia (o “brexit”), elogiou o agora ex-chanceler Boris Johnson e demonstrou mágoa com a autorização para que um boneco gigante inflável que retrata o mandatário sobrevoe Londres.

Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, o americano afirmou que a proposta de May de um “brexit light”, em lugar de um afastamento rápido e duro, representa o fim de um possível acordo de livre-comércio no futuro entre EUA e Reino Unido.

A proposta apresentada na semana passada pela primeira-ministra prevê um acordo de livre-comércio com a Europa para bens e produtos agrícolas.

Para Trump, esse plano significaria que os EUA continuariam a lidar com a União Europeia, e não diretamente com o Reino Unido, o que inviabilizaria qualquer acordo comercial entre os países.

“Já estamos brigando com a União Europeiaporque ela não trata os EUA de forma justa no comércio exterior.”

A decisão de May provocou a revolta de parte dos seus correligionários e a saída de seus secretários: o responsável pelo “brexit”, David Davis, e o chanceler Boris Johnson.

Para Trump, Johnson seria “um grande primeiro-ministro”. O ex-chanceler criou polêmica no início do mês passado, quando, em um evento a portas fechadas, afirmou que Trump seria melhor que May em negociação do “brexit”.

“Imagine Trump fazendo o ‘brexit’. Ele seria muito duro. Aconteceria todo tipo de fracasso, todo tipo de caos. Todo mundo pensaria que ele enlouqueceu. Mas na verdade você poderia chegar a algum lugar. É um pensamento muito, muito bom”, disse Johnson na gravação obtida pelo site BuzzFeed.