PT acusa Moro de “prevaricação” e irá ao CNJ contra o juiz

Todos os posts, Últimas notícias

O deputado pelo PT fluminense Wadih Damous disse que seu partido pretende abrir um processo contra o juiz federal Sergio Moro no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Para o parlamentar, o magistrado cometeu prevaricação ao emitir uma decisão que manteve Lula preso.

“O que houve aqui hoje foi desobediência a uma decisão judicial, o que mostra um claro sistema de anarquia no Poder Judiciário”, disse o deputado, durante um ato pró-Lula em Curitiba.

Com a decisão do presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, no fim do dia, mantendo Lula preso, petistas reagiram.

“A decisão de Thompson Flores endurece o golpe e implica mais fechamento democrático, mais arbítrio, mais ilegalidade”, disse o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ).

Rui Falcão, ex-presidente do PT, também criticou o desembargador, a quem se referiu como golpista. “Rasga a Constituição, as leis penais e a decisão correta do desembargador Favreto. Confirma a condição de Lula como preso político, agora praticamente sequestrado!”

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais para chamar a decisão de golpe.

“Mais golpe?! Thompson Flores vai cassar o habeas corpus com ajuda da operação tartaruga da PF?! Que vergonha para o Judiciário brasileiro! Vale tudo para prejudicar Lula e, por consequência, a democracia e o povo brasileiro!”, escreveu a parlamentar no Twitter.

No início da noite, em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde Lula foi preso no dia 7 de abril, Gleisi disse esperar que o STF e o STJ corrijam a decisão. “Se depender desse TRF, não vão soltar o Lula.”

A senadora afirmou também ter procurado o ministro da Justiça, Raul Jungmann, para discutir a situação em razão dos procedimentos da PF.

“Estamos tentando falar com o ministro Raul Jungmann, que tem muito a explicar sobre a PF. Ele disse que queria cumprir a decisão, mas recebeu orientação do Thompson [Flores] para esperar”, afirmou.