Apoiado por Lula, Haddad dispara em pesquisa

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na última pesquisa encomendada pela corretora XP ao instituto Ipespe, Fernando Haddad, vice e substituto direto caso Lula seja impugnado, sai de 5% nas intenções de voto e chega a 13%, batendo Marina Silva, Ciro Gomes, Alckmin e “colando” em Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, a mídia noticiou pesquisas Ibope, CNT/MDA e Datafolha dizendo que Haddad ficava com baixos percentuais, atrás de todos os candidatos do primeiro pelotão, em patamar igual ou inferior a 5%.

Porém, esses institutos sonegaram aos pesquisados uma informação que o mercado financeiro achou bom testar simplesmente porque em poucos dias começa a propaganda eleitoral no rádio e na TV e não vai dar mais para esconder quem será o candidato de Lula se ele não puder ser candidato.

Na última pesquisa XP/Ipespe, um novo cenário foi testado. O de Fernando Haddad (PT), vice e substituto direto caso Lula seja impugnado, com o apoio do ex-presidente. Até agora, Haddad havia aparecido com menos de 5% nas intenções de voto, mas sem Lula vinculado a seu nome. Com a novidade, Haddad (13%) cola em Jair Bolsonaro (PSL), que aparece com 20%.

Haddad já começa a ficar conhecido na região que o fará disparar nas pesquisas, no máximo, duas semanas após ser conhecido, conforme prognosticou o cientista político Alberto Carlos Almeida ao site Poder 360, ligado ao grupo Folha de São Paulo

No Nordeste, região em que Lula impera, o “candidato do Lula” já começa a se tornar conhecido pelo nome de “Andrade”

Os grandes institutos de pesquisa ainda tentam esconder do eleitor quem será o candidato de Lula se ele não puder disputar a eleição. É uma forma de diminuir o tempo que Haddad terá para se tornar conhecido. Porém, não adianta. Qualquer candidato do PT, identificado como candidato de Lula, terá tempo para ganhar algo como 15 a 20 por cento dos votos.

O suficiente para chegar ao segundo turno com Bolsonaro e vencê-lo com um pé nas costas, pois Bolsonaro chegará facilmente ao segundo turno mas empacará nas intenções de voto na segunda rodada porque não há tantos idiotas assim no Brasil.

Confira a reportagem em vídeo