OEA diz que versão de Lula “colou” no exterior

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A ambição, a burrice e uma visão delirante da realidade acalentadas pela direita e seus impérios de mídia estão causando um dano irreparável ao Brasil. Se os bolsomínions se informassem e a mídia se importasse com o país, estariam todos apavorados com a má imagem do país que a perseguição a Lula está gerando. Após a ONU, a OEA também dará liminar à candidatura Lula.

Eles vivem no mundo da Lula. Enquanto o “Titanic” golpista naufraga lenta, gradual e seguramente, a orquestra reacionária arranha as cordas de seus violinos e violoncelos nazifascistas achando que está abafando ao violar todos os direitos constitucionais de Lula e os tratados internacionais do país que tangem aos direitos humanos.

Em longo artigo sobre o “autoritarismo no Brasil”, o jornal alemão berlinense Taz (Die Tageszeitung) fala em “tragédia anunciada” no título.

O jornal relata que “ativistas são ameaçados de morte, pobres são criminalizados e uma onda de autoritarismo está devastando o Brasil”. E encerra dizendo que “o autoritarismo estatal e a ascensão de grupos de direita radical encontraram sua voz num candidato: Jair Bolsonaro”.

Já o diário inglês Financial Times publica resposta ao ataque de Fernando Henrique Cardoso a Lula naquele jornal. Em artigo, o ex-chanceler Celso Amorim desmente afirmações do tucano sobre a culpa de Lula e informa aos ingleses que a ONU determinou que o Brasil permita a candidatura do petista.

No Brasil, a Folha de São Paulo publica, na coluna de Monica Bergamo, que representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) disseram que “o discurso de Lula ‘colou’ no exterior”.

Um dos representantes da OEA citou o bilhete que o papa Francisco enviou ao petista e também uma carta endereçada a Michel Temer por 10 juristas estrangeiros apontando erros no processo que mandou Lula para a cadeia.

Enquanto isso, aqui no Brasil a situação não está melhor para os golpistas. Até antipetistas notórios como o ministro do Supremo Gilmar Mendes já reconhecem que a versão de Lula “colou” também dentro do país.

Gilmar disse que “A repercussão da condenação e prisão do ex-presidente Lula pode ter contribuído para sua ascensão nas pesquisas de intenção de voto”.

O ministro do Supremo afirmou ter conversado com membros da comissão da OEA (Organização dos Estados Americanos) que está no Brasil para acompanhar as eleições de outubro e eles afirmaram que entre a opinião pública internacional ganhou força a versão de que Lula seria perseguido politicamente no Brasil. “Conversei com o pessoal da comissão da OEA, a visão deles é que no exterior colou a ideia que ele é um perseguido político”, disse Gilmar.

Por tudo isso, Lula já mandou avisar a todos vocês que estará na propaganda eleitoral petista na TV, nos próximos dias.