PT acaba de anunciar: Haddad é oficialmente vice de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Ninguém se surpreendeu com a indicação do ex-prefeito Fernando Haddad para vice na chapa de Lula, mas a expectativa que a demora do PT em confirmar a informação causou revela como o partido e seu patrono (sob sequestro político) controlam os rumos da sucessão presidencial. Se os golpistas acharam que encarecrando Lula fariam com que ele fosse esquecido, silenciado ou invisibilizado, acharam errado.

O ex-presidente enviou neste domingo, 5, uma carta à Executiva Nacional do PT na qual indica o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para ser o candidato a vice na chapa do partido nas eleições 2018. Na carta, Lula cogitou a possibilidade de Manuela d’Ávila  (PCdoB) compor a chapa, mas deixou a decisão para a executiva do PT.

O assunto foi debatido neste domingo por mais de quatro horas, por integrantes da Executiva Nacional do PT que, em sua maioria, concordou com a indicação. A informação já foi confirmada pelas redes sociais do ex-presidente.

Segundo o jornal O Globo, avisados sobre a decisão petista durante reunião realizada na noite deste domingo, dirigentes do PCdoB decidiram retirar a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência, após receber do PT a promessa de que, em caso de impugnação da candidatura de Lula, ela será indicada para o lugar de vice, ao lado de Haddad, como cabeça de chapa.

Caso Lula consiga levar adiante a candidatura, o jornal afirmou que Haddad está disposto a abrir mão do posto para dar espaço à aliada na chapa. De acordo com a legislação eleitoral, nomes da chapa presidencial podem ser alterados até 20 dias antes do pleito.

 

Com informações do Estadão, O Globo e Partido dos Trabalhadores.