Haddad deve ganhar apoio de Garotinho ainda no 1o turno

Todos os posts, Últimas notícias

No período de pré-campanha, o ex-governador do Rio e candidato ao estado pelo PRP, Anthony Garotinho, e o PT se aproximaram em conversas visando uma possível aliança. O namoro não vingou oficialmente, mas as negociações de apoio retornam agora numa tentativa de Fernando Haddad abrir um palanque no Rio ainda nesta reta final do primeiro turno. O presidente estadual do PT, Washington Quaquá, confirmou ontem ao GLOBO que o partido quer o apoio de Garotinho a Haddad.

— Eu liguei ontem (segunda) para o Garotinho. Ele me disse que vai votar no Haddad, mas que não declararia apoio agora, porque precisaria discutir melhor. Temos dialogado, mas quem fecha as alianças nacionais é a coordenação nacional. Agora é hora de unir o Brasil numa frente democrática. É um nível de apoio que a coordenação nacional teria de vir ao Rio — disse Quaquá, que também tem interesse no apoio de Eduardo Paes, candidato a governador pelo DEM.

Os petistas desejavam o apoio do ex-governador do Rio a Lula, que foi impedido de disputar a Presidência por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Com a confirmação do lançamento da candidatura de Marcia Tiburi ao estado, a coligação desandou. Ainda assim, assessores próximos a Garotinho confirmam que ele continua com um bom trânsito com o PT. Um dos fatores de ligação entre as partes é o perfil do eleitorado angariado por eles, de renda mais baixas, principalmente.

Garotinho tem estado próximo de petistas e chegou a receber uma mensagem de apoio do senador Lindbergh Farias (PT) após sua condenação em 2ª instância por formação de quadrilha armada. Além disso, sua filha, a deputada federal Clarissa (PROS), candidata à reeleição, recebeu doação da direção nacional do PT, como parte do acordo nacional entre os partidos.

Procurado, o ex-governador afirmou que no primeiro turno seu compromisso é com o PRB, e que neste momento da eleição as conversas com com o PT e a coordenação da campanha de Haddad não vão avançar. Em nota, Garotinho disse que “o PT teve tudo para me apoiar, mas preferiu lançar candidatura própria. Respeito a decisão”. Sobre a aproximação de Lindbergh, o ex-governador descarta apoio à reeleição do petista.

Já Paes informou, após o aceno de Quaquá, que “não há hipótese” de apoiar qualquer candidatura no Rio. Segundo o ex-prefeito, neste momento “não há nenhuma tratativa nem conversa nesse sentido. Até porque o Hadad não faz parte da minha aliança e não tenho tido qualquer conversa com o PT. Manterei minha neutralidade”.

Procurado, Lindbergh não quis comentar a aproximação com o PRP.

A relação entre Garotinho e PT nunca foi pacífica. Ele foi eleito governador (1998) tendo a petista Benedita da Silva como vice. Mas ao longo do governo, os dois romperam. Em 1999 Garotinho classificou o PT, que ainda estava em sua base, como “partido da boquinha”, numa referência à negociação de cargos pleiteada pela legenda. Benedita assumiu o estado após Garotinho deixar o cargo para concorrer à Presidência. Na eleição seguinte ela foi derrotada por Rosinha, mulher de Garotinho.

A aliança nacional entre PT e PROS rendeu à deputada federal Clarissa Garotinha uma transferência de R$ 700 mil por parte da direção nacional do PT. Dezesseis candidatas do PROS, todas mulheres, receberam recursos petistas. Mas foi Clarissa que obteve a maior quantia. Além dela ter sido a maior beneficiária, chama a atenção o fato de a deputada ter conseguido uma doação superior a de quadros importantes do PT, como o próprio Quaquá, que recebeu R$431 mil.

Do Globo.