Haddad/Lula em 2º ANTES! da previsão da mídia

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A previsão era de que isso ocorreria só daqui a 10 dias: o candidato de Lula à Presidência, Fernando Haddad, disparou na pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), gerida pelo antipetista Clezio Andrade, ligado ao PSDB. Nessa pesquisa, Haddad deixa Ciro, Alckmin e Marina na poeira e já chega próximo a 20% em uma semana de campanha.

O ex-senador Clezio Andrade, na verdade, é mais tucano que emedebista. Foi vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006.

E chegou a ser condenado no mensalão tucano

É a pesquisa feita para a mesma CNT que ele preside que acaba de  mostrar que a disparada de Fernando Haddad nas pesquisas se acelerou fortemente e ele já deixa na poeira os adversários que estavam acima de si, à exceção de Jair Bolsonaro, que está roubando votos dos outros candidatos de direita dentro da lógica de voto útil para derrotar o PT.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de setembro de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, quando o candidato é citado pelo pesquisado sem receber nenhuma lista de nomes, Haddad saltou de 0,9% em agosto para 9,1% em setembro, um crescimento de mil por cento. Na pesquisa estimulada, quando é apresentada lista de nomes ao pesquisado, Haddad disparou e se isolou em segundo lugar, com cerca de 18%.

É irônico que, no mesmo dia em que essa pesquisa diz que Haddad disparou e se isolou em segundo lugar, deixando Ciro, Marina e Alckmin na poeira, a coluna Painel, da Folha de São Paulo, disse que a perspectiva era a de que isso iria demorar, ainda, dez dias para acontecer.

Paralelamente a isso, Bolsonaro continuou crescendo, porém em ritmo infinitamente menor que o de Haddad e por uma razão específica: voto útil. Nessa nova pesquisa CNT o candidato da extrema-direita chega a 28,2% com votos de outros candidatos de direita que estão sendo abandonados porque o eleitor de direita acha que Bolsonaro é quem mais tem chance de derrotar Haddad/Lula.

Seja como for, Haddad está queimando etapas e, como mostra a matéria da Folha de São Paulo mencionada anteriormente, está atingindo nível de intenção de votos que só seriam esperados para daqui a vários dias.

A razão para a disparada de Haddad parece se dever ao fato de que o eleitorado de Lula está buscando se informar sobre quem seu candidato in pectore (do peito) indica para ocupar seu lugar na disputa e está descobrindo que esse candidato é Haddad.

A essa velocidade, Haddad tende a ocupar a primeira posição muito rapidamente, já que Lula tinha cerca de 39% nas pesquisas quando foi impedido de concorrer. Haddad, portanto, deve vencer a eleição em primeiro turno e entrar no segundo turno em vantagem.

Em uma disputa limpa, a direita não conseguirá vencer a esquerda nestas eleições.