Haddad não cresce só por poder de Lula, dizem analistas

Todos os posts, Últimas notícias

Analistas políticos tentam entender o fenômeno Fernando Haddad e chegam à conclusão que sua disparada nas pesquisas tem outro componente.

Não se limita à transferência espontânea de votos de Lula da Silva para Fernando Haddad o súbito crescimento do petista nas pesquisas para presidente. A agenda de campanha diferenciada, pautada por Lula, ajuda muito. São segmentos e setores onde os adversários ainda não mostraram as caras para valer. Duas delas explicam.
Manuela d’Ávila, a vice de Haddad, soltou vídeo de apoio às demandas LGBT e questões de direitos humanos.

Haddad conversou com pescadores em Itajaí. Santa Catarina é o maior estado pesqueiro do Brasil, e um discurso via rádio alcança os pesqueiros em boa parte da costa do país. Atinge o público de Lula, que precisa apresentar Haddad.
Não é só o poder de Lula, direto da cadeia. É que nenhum presidenciável falou ainda diretamente a estes grupos que trazem votos. Além da transferência de votos, claro.

O efeito do rádio é imediato nas classes B e C – o eleitor de Lula e do PT, e agora de Haddad. Lula sabe disso, por isso manteve um programa diário quando presidente.