Imprensa francesa vê o Brasil naufragando

Todos os posts, Últimas notícias

Após a primeira página do New York Times apontar “o declínio de uma nação”, agora o francês Le Monde publica o editorial “Brasil, o naufrágio de uma nação” (reprodução abaixo).

Em destaque, afirma que, “após a agressão ao candidato de extrema direita Jair Bolsonaro, a campanha corre risco de radicalizar ainda mais num país que parece ter perdido o controle de seu destino”.

No texto, detalha que, “desde a destituição (impeachment) controversa da presidente de esquerda, o país parece ter perdido o controle de seu destino”.

Afirma que “tudo contribui para isso” e lista as balas perdidas que matam crianças em comunidades controladas por quadrilhas e os representantes da sociedade civil assassinados à luz do dia.

Acrescenta, por fim: “Alguns falam do suicídio de uma nação. É o que parece”.

No canal  France24, “militares estão de volta à política brasileira”, citando declarações de generais com ameaça de intervenção.

O canal ouve acadêmicos de universidades americanas e latino-americanas, que apontam “nostalgia” da ditadura.

E o alemão Die Zeit ecoou entrevista do comandante do Exército, destacando no título que ele “alerta” contra uma candidatura de Lula, que “dividiria ainda mais a sociedade brasileira”.