Sem ter o que mostrar, Doria pirateia imagens para TV

Todos os posts, Últimas notícias

O programa eleitoral do candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) utilizou cenas de escolas e clínicas estrangeiras para ilustrar feitos do ex-prefeito paulistano e suas promessas de governo, caso vença a eleição.

Segundo a rádio CBN, o material contém trechos filmados nos Estados Unidos e na Rússia e

 

é comercializado por bancos de imagens.

As mesmas cenas foram encontradas pela reportagem da emissora em vídeos antigos no YouTube, no Twitter e em canais ligados às redes americanas NBC e CBS.

A campanha de Doria exibiu o programa, voltado para mães, no horário eleitoral gratuito da última quarta-feira (12).

No vídeo, o ex-prefeito conversa uma paulistana que teria sido beneficiada por uma “creche de primeiro mundo” aberta em sua gestão.

“Ele continuando esse projeto, vai estar ajudando outras mães como eu”, afirma a entrevistada.

Nessa mesma peça, Doria afirma que as crianças matriculadas em creches da prefeitura serão examinadas por médicos no início do ano letivo, receberão alimentação de qualidade e receberão uniformes de inverno e de verão.

Em manifestação encaminhada por sua assessoria de imprensa, a campanha do tucano diz que utilizou bancos de imagens porque o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não permite exibir crianças sem autorização judicial.

Também afirma que o programa não mostra imagens com salas e infraestrutura, mas detalhes.

“As imagens externas, em que não havia risco de expor as crianças, foram todas realizadas em frente a fachada de uma creche paulistana”, disse, em nota.

Da FSP.