Cláusula de barreira faz pequenos partidos se fundirem a grandes

Todos os posts, Últimas notícias

Diante da cláusula de barreira que asfixiou 14 dos 35 partidos do país, seus integrantes buscam negociar não apenas migrações para outras siglas, mas também a criação de novas legendas.

Pela regra aplicada na eleição de 2018, cada partido tinha que ter obtido ao menos 1,5% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, nove unidades da federação, com pelo menos 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Outra opção era eleger pelo menos 9 deputados, distribuídos em, no mínimo, nove estados do país.

Quem não ultrapassa a barreira fica sem recursos de fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV, o que, na prática, impede a sobrevivência do partido.

No início de outubro, Patriota, PHS, PC do B, PRP, Rede, PRTB, PMN, PTC, PPL, DC, PMB, PCB, PSTU e PCO não conseguiram alcançar os critérios estabelecidos na reforma política aprovada pelo Congresso em 2017.

Por isso, parlamentares e lideranças de parte desses partidos já se movimentam para assegurar sua sobrevivência política. Do outro lado, siglas maiores buscam atrair para si o maior número de órfãos.

O PSL, partido do líder nas pesquisas da eleição presidencial, deputado Jair Bolsonaro, espera atrair o maior número dos que ficarem sem sigla.

A legenda elegeu 52 deputados, a segunda maior bancada, e alguns de seus representantes, como a deputada eleita Joice Hasselmann (SP), esperam receber cerca de 15 novos nomes.

Filho do candidato ao Palácio do Planalto, o deputado reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) evita fazer previsões públicas sobre o quanto acredita que a bancada vai crescer.

“Não tem como dizer ainda. As articulações estão acontecendo neste momento. Um ou outro devem acabar vindo para o PSL, mas não é tanta coisa também não”, diz Eduardo.

Os recém-eleitos pelo partido defendem que haja uma peneira para o ingresso de novatos na legenda. “Tem que ter uma triagem para evitar oportunismo”, afirma a deputada eleita Carla Zambelli (SP).

Do outro lado do espectro político, partidos também se movimentam para adquirir novos membros. Parlamentares do PSB, por exemplo, já cortejam o PPL, que elegeu um único deputado.

Mesmo legendas que passaram de raspão pela nota de corte se articulam. Isso porque o critério fica mais rigoroso a cada pleito, até que, em 2030, os partidos terão de conseguir, nas eleições para a Câmara, pelo menos 3% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, nove unidades da federação, entre os estados e o Distrito Federal, com pelo menos 2% dos votos válidos em cada.

A alternativa é eleger ao menos 15 deputados, distribuídos em, no mínimo, 9 unidades da federação.

O PPS elegeu apenas oito deputados, mas atingiu 1,62% dos votos válidos, escapando por pouco da cláusula.

Agora, pretende levar adiante o plano de mudar de nome e se tornar um outro partido, junto com a Rede e, possivelmente, o PV.

O partido de Marina Silva, presidenciável derrotada ainda no primeiro turno, elegeu apenas um deputado, e ficou longe de atingir a cláusula de barreira. Já o PV, com quatro eleitos, passou-a de raspão.

Uma fusão das legendas não é possível porque a Rede não tem cinco anos de registro.

“O que estou propondo é que a Rede integre essa nova formação. O PPS tem interesse nisso e parece que a Rede também. Esperamos que o PV também tenha”, diz o presidente do partido, o deputado Roberto Freire (SP).

Fundado em 1922, o PC do B corre o risco de também ser sufocado pela cláusula de barreira. A sigla elegeu nove deputados, mas não atingiu o 1,5% dos votos válidos nacionais —obteve 1,35%.

A cúpula do partido, no entanto, tem esperança de que a candidatura de Isaac Carvalho (BA), barrada por causa de uma condenação por improbidade administrativa, seja aceita e seus 100.549 votos sejam contabilizados, o que faria o PC do B escapar. Há um recurso aguardando julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“A gente está aguardando a promulgação dos resultados para tomar qualquer providência”, afirma o deputado Orlando Silva (SP).

A legislação é omissa sobre o período para que os “órfãos” possam migrar par outras legendas. Segundo consultores da Câmara, a expectativa é que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) edite uma resolução para estabelecer prazos.

A emenda constitucional que trata da cláusula de desempenho, no entanto, já deixa claro que a filiação dos novos quadros não altera o fundo partidário ou o tempo de TV da sigla que os receberem.

Da FSP