Criança de 8 anos diz que Bolsonaro vai “matar viado”

Todos os posts, Últimas notícias

A redação de um aluno de 8 anos de uma escola do Distrito Federal, em que ele diz que Jair Bolsonaro “matará viados” viralizou nas redes sociais e tem suscitado debates diversos sobre a banalização da violência contra LGBTs provocado por bolsonaristas motivados, principalmente, por discursos homofóbicos do presidente eleito.

Na redação proposta por uma das docentes da instituição de ensino com o tema “Se eu pudesse votar”, os alunos do 3º ano do ensino fundamental deveriam discorrer sobre os governantes e alguns deles acabaram fazendo apologia à violência.

Ainda sobre o aluno que disse que Bolsonaro “vai matar viados”, o garoto também escreveu que o presidente irá conceder “armas para crianças, adultos e velhos”.

De acordo com informações do jornal Metrópoles, as redações foram feitas na última sexta-feira (26), antes do segundo turno das eleições, e foram expostas na sala de aula. No domingo (28), dia da votação, pessoas que compareceram à unidade de ensino para votar presenciaram os textos.

Uma eleitora se disse impressionada pelo conteúdo da redação, e disse que não entendeu a intenção: “se era uma forma de protesto ou um descuido”.

Cindia Carpina Cury, diretora da escola, disse que foi “pega de surpresa” pelo caso e que “a maioria dos cartazes é sobre o Bolsonaro e alguns têm informações sobre homofobia, mas não sei se as crianças têm esse comportamento nem conheço o contexto em que elas vivem”.

Para a psicopedagoga Luciane Oliveira é preciso compreender o contexto, ou seja, a realidade em que esses alunos estão inseridos.

“Não podemos simplesmente criticá-las. Crianças reproduzem o que ouvem sem nem saber o que realmente significa. Elas podem associar a figura do Bolsonaro a arma, mas não quer dizer que tenham essa posição crítica em relação a ele. A escola é um espaço aberto, temos de ouvir e discutir para entender o nível de pensamento das crianças e descontruir algumas ideias, o que estão trazendo de caso”, afirmou.

Do Observatório