Em editorial Folha critica Bolsonaro por fugir dos debates

Todos os posts, Últimas notícias

Jair Bolsonaro participou dos dois primeiros debates da campanha presidencial em agosto, antes de sofrer o ataque brutal que o forçou a se recolher até poucos dias antes do primeiro turno da eleição.

Na estreia, um candidato adversário mencionou o suposto envolvimento de Bolsonaro no planejamento de um atentado a bomba em 1986, quando estava no Exército.

Na segunda ocasião, o postulante do PSL se mostrou desconexo ao tentar esclarecer seu ponto de vista sobre a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, assunto em que, segundo ele, o governo não deveria interferir.

Depois de passar por esses embaraços, é possível imaginar o alívio que o presidenciável e seus colaboradores certamente sentiram ao se verem livres de novos desgastes.

Por causa do atentado, que o obrigou a se submeter a duas cirurgias e três semanas de recuperação, Bolsonaro ficou impossibilitado de participar de outros quatro debates no primeiro turno.

Mesmo assim, ele não deixou de gravar mensagens para seus seguidores nas redes sociais e conceder entrevistas a emissoras de televisão quando ainda estava internado.

Bolsonaro teve alta uma semana antes do dia da votação. Permanece de repouso em casa por recomendação médica, mas isso não o impede de manter encontros com correligionários, fazer propaganda na internet e receber jornalistas.

No início desta semana, o capitão saiu às ruas pela primeira vez, para confraternizar com a tropa de elite da polícia do Rio numa visita à sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Apesar da atividade constante e dos sinais de vigor físico exibidos nos vídeos divulgados, os médicos continuam dizendo que o candidato não está pronto para encarar seu adversário no segundo turno, o petista Fernando Haddad.

A ausência de Bolsonaro já evitou a realização de quatro debates nesta fase da campanha, incluindo o que estava programado para esta quarta (17), organizado pela Folha em parceria com o UOL e o SBT.

Com mais dois encontros previstos nos próximos dias, Bolsonaro parou de esconder seu desinteresse. Desafiado nesta terça (16), limitou-se a ofender o rival na internet, sem dizer se irá comparecer.

No passado, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também evitaram debater com seus oponentes, mas os dois eram candidatos à reeleição e estavam no exercício da Presidência, sob escrutínio permanente.

Não é o caso de Bolsonaro. Seu currículo serve apenas como prova de inexperiência, e ele pouco falou do próprio programa. Os eleitores têm o direito de saber como pretende governar se eleito, e o embate direto entre adversários é das principais oportunidades proporcionadas por um segundo turno.

Da FSP.