Fundação em Minas suspende as aulas após vídeo de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

A Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, suspendeu as aulas, nesta terça-feira (30), após a publicação de um vídeo em que o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) aparece criticando oito professores da escola. Procurada pelo G1, a assessoria do presidente eleito informou que não vai comentar o assunto.

No vídeo, Bolsonaro afirma que os educadores estariam defendendo regimes como o da Coreia do Norte e de Cuba.

Bolsonaro também fala para que os professores parem de se enganar. No fim, ele manda um abraço e termina dizendo “Eu acredito na recuperação de vocês”. O vídeo teria sido gravado em 2016 e postado nesta segunda-feira (29). A assessoria de Bolsonaro não confirma as datas de gravação e de postagem.

Em nota, a diretoria da Fundação João Pinheiro repudia o teor do vídeo, alegando que o então candidato agiu de “maneira não condizente com os valores civilizatórios e com o estado democrático de direito vigente no país”. O Ministério Público foi acionado e providências estão sendo tomadas na Justiça.

Ainda segundo a instituição, “fiel ao legado constitucional, a Escola de Governo da FJP tem como uma de suas pedras angulares a manutenção de um ambiente diverso, plural, suprapartidário, de respeito à liberdade de pensamento e opinião e de combate à intolerância”.

O Diretório Acadêmico da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro também se manifestou a favor dos professores. “Nós, alunos, não reconhecemos nenhum tipo de doutrinação ou imposição de pensamento por parte do corpo docente da Fundação João Pinheiro”, diz a nota.

Do G1