Ibope recua e põe Haddad/Lula na frente de novo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na semana que finda, pesquisas mostraram inversão da eleição depois que Lula indicou Haddad; o candidato do PT parou de crescer e Bolsonaro, que vinha estagnado, subiu. Contudo, pesquisa tracking do PT divulgada na 4ª-feira mostrou Haddad crescendo. Agora, com a proximidade da eleição, o Ibope “acertou” os números. Datafolha fará o mesmo. E oVox Populi fechará o ciclo.

Nos últimos dias, duas pesquisas fizeram a Bolsa subir e o dólar cair; Ibope e Datafolha mostraram que Haddad havia parado de disparar rumo a uma vitória em primeiro turno e Bolsonaro, que vinha estagnado, começara a crescer de novo.

Todavia, pesquisa “tracking” do PT (pesquisa por telefone feita diariamente para medir tendência da eleição) revelou que, ao contrário do que disseram Datafolha e Ibope, Haddad continuava crescendo.

Agora, Pesquisa Ibope recém-divulgada confirma a pesquisa do PT. A apenas quatro dias da eleição, pesquisa Ibope/Estado/TV Globo indica que Haddad voltou a tomar a frente no segundo turno.

No primeiro turno, Haddad oscilou para cima. Bolsonaro e Haddad têm 32% e 23% das intenções de voto, respectivamente, e são seguidos Ciro Gomes(PDT, 10%) e Geraldo Alckmin (PSDB, 7%).

Em relação à pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira, os principais candidatos apenas oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro ganhou um ponto e Haddad dois pontos, enquanto Ciro e Alckmin perderam um ponto cada um.

Já no segundo turno, na pesquisa anterior do Ibope, no início da semana, Haddad e Bolsonaro haviam empatado em 42%. Agora, mais perto da eleição, o Ibope voltou a mostrar Haddad na frente com 43% dos votos totais contra 41% para Bolsonaro.

Em votos válidos, o placar seria 51% para Haddad e 49% para Bolsonaro.

Isso foi o suficiente para a bolsa voltar a cair e o dólar, a subir.

A cada eleição presidencial, Ibope e Datafolha sempre tentam alavancar os candidatos da direita antes da eleição. Aí, quando não dá certo e conforme a eleição vai se aproximando, esses institutos de pesquisa vão ajustando os números e o (a) candidato (a) do PT começa a “crescer” na última hora.

As próximas pesquisas serão muito mais próximas da realidade. E não nos esqueçamos de que nesta sexta-feira haverá pesquisa Vox Populi patrocinada pelo portal Brasil 247 mostrará números reais da eleição, apesar de que os institutos da mídia antipetista (Ibope e Datafolha) já deverão acertar seus números.

E, domingo, a única pesquisa verdadeira, na qual o povo, a massa silenciosa, após quatro anos e um golpe de Estado voltará a falar. Essa será a quinta eleição seguida em primeiro turno que o PT vencerá.

Confira a reportagem em vídeo