Jogo violento traz representação do que é propagado por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

O jogo Bolsomito 2K18, no qual o candidato do PSL aparece como protagonista em uma luta contra feministas, sem-teto, gays, negros e petistas, tem provocado discussões online.

Além do teor violento do jogo, discute-se quem são seus criadores —se favoráveis ou contrários ao presidenciável.

Disponível na plataforma Steam desde 5 de outubro, o game foi desenvolvido pela BS Studios. Procurada na manhã desta terça (9), a empresa não se manifestou.

À tarde, um usuário do Twitter atribuiu a autoria do jogo a uma empresa brasiliense, de razão social BS Jogos Eletrônicos ​Ltda, cujos sócios seriam contrários ao candidato do PSL.

No Facebook, a empresa negou ser autora do jogo Bolsomito 2K18 e disse se tratar de uma coincidência.

“A coincidência do BS no nome existe, mas apenas isso”, afirmaram. Os tuítes que acusavam a empresa foram apagados em seguida.

O objetivo principal de Bolsomito 2K18 é fazer com que o personagem, o capitão reformado Jair Bolsonaro, passe as fases agredindo inimigos usando as mãos ou um taco de beisebol —liberado na etapa final do jogo.

Entre socos e pontapés, Bolsonaro derrota rapidamente seus oponentes, que logo se transformam em cocô e somam pontos para o jogador.

O game é de ação no estilo “beat ‘em up” , em 2D, no qual o personagem principal atravessa as fases de acordo com a pontuação que atinge, derrotando os inimigos, com um chefão a aniquilar ao final de cada fase.

Os personagens possuem referências variadas, podendo ser amigos ou inimigos do deputado.

Seu guru no jogo, por exemplo, é o personagem Professor Oráculo de Carvalho, em alusão ao ideólogo e polemista Olavo de Carvalho. Bolsonaro também é amigo de Sargento Fagur e de Alexandre Frete.

Sargento Fahur e Alexandre Frota, as fontes de inspiração, foram eleitos deputados federais pelos seus estados, Paraná e São Paulo, respectivamente, no último final de semana.

O jogo também reproduz o confronto do candidato com a deputada Maria do Rosário, representada como Maria dos Presidiários.

Em 2014, a deputada petista moveu uma ação judicial contra Bolsonaro o acusando de estupro após ele afirmar que não a estupraria “porque ela não merece”.

A ex-presidente Dilma Rousseff também é uma das inimigas do capitão reformado e aparece no game como Dilmanta.

Enquanto agride seus inimigos, Bolsonaro também diz frases de efeito para resolver os problemas do Brasil. Em um encontro com um sem-teto, afirma: “Estes vagabundos estão tomando conta do país. Temos que limpar a política”.

Ele também diz frases em apoio à legalização das armas, como “o cidadão de bem tem direito de se defender, e não vai fazer isso com flores ou soltando pombinhas em Copacabana”.

Para vencer o game, o jogador tem de passar pelo último oponente de Bolsonaro, o deputado eleito pelo PSOL Jean Wyllys, satirizado no jogo como Cuspidor Willy.

O nome alude ao fato de Wyllys ter cuspido em Bolsonaro durante a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Bolsomito 2K18, que custa R$ 8,91 no site da Steam, tem 80% de aprovação entre os usuários.

Até a publicação deste texto, a assessoria do presidenciável do PSL não havia se pronunciado sobre o jogo.

Da FSP.