Maioria discorda de Bolsonaro sobre armas, gays e ditadura

Todos os posts, Últimas notícias

A despeito de ter escolhido Jair Bolsonaro (PSL) como presidente no domingo (28), a população brasileira se opõe ao capitão reformado do Exército em temas centrais de seus planos de governo ou de sua retórica: a liberação da posse de armas; as críticas a homossexuais; e a defesa da ditadura militar.

Levantamentos do Datafolha realizados entre os dias 3 e 4 e 25 e 26 de outubro mostraram que os brasileiros preferem que as armas sejam proibidas, pois representam ameaças à vida em sociedade; acreditam que a homossexualidade deve ser aceita pela coletividade; e que a democracia é a melhor forma de governo.

Segundo pesquisa realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, 55% das pessoas consultadas dizem acreditar que a posse de armas deve ser proibida. Para 41%, a arma deveria ser um direito do cidadão para se defender. Outros 4% disseram não saber uma resposta para o tema.

Em seu programa de governo, Bolsonaro defende que a possibilidade de se armar garante o direito do cidadão à legítima defesa “sua, de seus familiares, de sua propriedade e a de terceiros”.

“As armas são instrumentos, objetos inertes, que podem ser utilizadas para matar ou para salvar vidas. Isso depende de quem as está segurando: pessoas boas ou más”, afirma o documento com as propostas do presidenciável.

Bolsonaro diferencia porte de posse de armas. Ele defende a autorização para posse de armas a cidadão a partir de 21 anos, cumprindo pré-requisitos como exame psicológico, capacidade de manuseio e residência. O porte, por sua vez, também deveria ser flexibilizado, segundo ele, e poderia ser permitido a profissionais como vigilantes e caminhoneiros, desde que submetidos a testes.

Os homens que foram consultados para o levantamento do Datafolha mostraram-se divididos: 50% defendem que a posse deve ser legalizada, e 48%, que precisa ser proibida.

Entre as mulheres, 63% acreditam que as armas devam ser proibidas, ante 32% que preferem vê-las liberadas.

Na região Sudeste, onde Bolsonaro recebeu 28,3 milhões de seus votos (o que corresponde a 49,2% da votação que recebeu), 57% preferem que as armas sejam proibidas. No Nordeste, onde o concorrente Fernando Haddad (PT) foi melhor (com 22,3 milhões de votos, 47,3% de seu total), o índice é maior, 65%.

Em contrapartida, no Sul, região na qual Bolsonaro teve maior vantagem sobre o concorrente, com 68,3% dos votos ante 31,7%, é onde o apoio à posse de armas se mostra mais forte (58%).

Nas capitais dos maiores colégios eleitorais, locais nos quais Bolsonaro teve vantagem expressiva, a rejeição às armas de fogo fica acima da média total. Em São Paulo (64%), Rio de Janeiro (61%) e Belo Horizonte (59%), as pessoas preferem a proibição das armas. Nas três capitais o capitão reformado do Exército venceu Haddad: em São Paulo, teve 60,4% dos votos válidos; no Rio, 66,4%; e em Belo Horizonte, 65,6%.

À época do levantamento, dois em cada três (67%) eleitores que declararam voto em Bolsonaro disseram acreditar que a posse de armas deveria ser legalizada, e para 29% deles, deveria ser proibida.

Entre os que disseram que votariam em Haddad, 83% manifestaram-se contrariamente à liberação das armas, e 14%, a favor.

A rejeição ao direito de se armar vem caindo nos últimos anos. Em pesquisa do Datafolha realizada em setembro deste ano, 58% avaliavam que armas deveriam ser proibidas e 40% que deveriam ser liberadas. Em novembro de 2013, quando o instituto propôs o tema em seu questionário pela primeira vez, 68% apoiavam a proibição de armas e 30% se colocavam a favor da liberação.

A sondagem do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. Foram entrevistados 9.173 eleitores, com 16 anos ou mais, em 341 municípios do país nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-05743/2018.

O instituto de pesquisas também ouviu eleitores sobre a aceitação da homossexualidade na sociedade.

Ao longo dos anos, Bolsonaro propagou discurso de ataques a minorias, e frequentemente com homossexuais como alvo. Recentemente, tem moderado o discurso e chegou a dizer que “os gays serão felizes” em seu governo.

Para 74% dos entrevistados na pesquisa do Datafolha, a homossexualidade deve ser aceita por toda a sociedade. Outros 18% pensam que a homossexualidade deve ser desencorajada. Há ainda 8% que não opinaram sobre o tema.

O Sul é a região em que mais pessoas disseram acreditar que a homossexualidade deve ser aceita por todos, com 80%. O Norte tem o índice mais baixo, com 65%.

A defesa da aceitação da homossexualidade é mais forte entre os mais jovens (84% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos); os mais escolarizados (82% entre os que fizeram ensino superior); e os mais ricos (82% entre aqueles que recebem mais de dez salários mínimos).

A maioria daqueles que à época da pesquisa se declaravam eleitores de Bolsonaro, segundo o instituto, pensa que a homossexualidade deve ser aceita: 67% deles defenderam essa ideia, e 25%, desencorajaram. Entre eleitores de Haddad, esses índices são, respectivamente, de 83% e 10%.

O Sul é a região em que mais pessoas disseram acreditar que a homossexualidade deve ser aceita por todos, com 80%. O Norte tem o índice mais baixo, com 65%.

A defesa da aceitação da homossexualidade é mais forte entre os mais jovens (84% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos); os mais escolarizados (82% entre os que fizeram ensino superior); e os mais ricos (82% entre aqueles que recebem mais de dez salários mínimos).

Divulgado em 5 de outubro, o levantamento do Datafolha mostrou que o apreço pela democracia nunca foi tão grande no Brasil.

À pesquisa, 69% dos entrevistados disseram que a democracia é sempre a melhor forma de governo. Trata-se do maior índice de aprovação desde 1989, quando o instituto passou a aplicar essa questão.

Para além dos defensores da democracia, os demais se dividem entre os que acreditam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura (12%); quem crê que tanto faz a forma de governo (13%); além de 5% que preferiram não opinar.

Bolsonaro declara-se admirador dos ditadores militares brasileiros e tem no coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe da repressão e único militar apontado oficialmente como torturador pela Justiça, um de seus maiores ídolos.

Da FSP