Mídia brasileira apoia Bolsonaro e mídia estrangeira o chama de ameaça

Todos os posts, Últimas notícias

No Libé, ‘Racista, homofóbico, misógino, pró-ditadura. E mesmo assim ele seduz o Brasil’

Na primeira página e ao longo das cinco seguintes, o francês Libération desta antevéspera da votação ataca Jair Bolsonaro. No editorial“Ameaça”, diz que ele não pode ser comparado sequer a Trump, que “ainda respeita as instituições”, e que enfrentá-lo é tarefa de “todos os democratas”.
Sob o título “Democracia em perigo”, editorial do britânico Guardian foi pela mesma linha, ressaltando no enunciado logo abaixo que “o extremista de direita Bolsonaro está em alta” e pode até vencer no primeiro turno, porém: “Ele não é Trump —ele é pior”.
Encerra dizendo que “até o melhor cenário —uma derrota clara de Bolsonaro, aceita por seus apoiadores— dificilmente seria motivo para celebrar. As forças que permitiram a sua ascensão não vão desaparecer”.

Os textos vêm no rastro de editorial semelhante no espanhol El País, falando em “democracia em risco” devido ao “extremismo de Bolsonaro”.

A revista britânica The Economist voltou à carga, dias depois da capa contra Bolsonaro, com o vídeo abaixo em que afirma que, se ele for eleito, “a sobrevivência da democracia no maior país da América Latina estaria em risco”.