Rodrigo Maia busca o apoio de Bolsonaro para se reeleger

Todos os posts, Últimas notícias

Em meio às articulações para tentar um novo mandato como presidente da Câmara em 2019, Rodrigo Maia (DEM-RJ) esteve no QG da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) na manhã desta terça-feira (23).

Ele deixou sua casa, no bairro de São Conrado, para tomar café da manhã com deputados que integram a bancada da bala em um hotel de luxo na Barra da Tijuca, a 350 metros da casa do presidenciável.

Nos bastidores, Maia articula para ter o apoio de Bolsonaro e do PSL na disputa pela presidência da Câmara.

O partido do capitão reformado, que terá a segunda maior bancada,também já fez acenos no sentido de apoiar o deputado do DEM.

Em entrevista recente, o presidente da legenda, Gustavo Bebianno, já disse ver com bons olhos o apoio do PSL a Maia.

Perguntado pela Folha se esse era o tema do encontro, o deputado mostrou-se irritado e negou.

“Não teve conversa de nada. Não vou tratar de nada até dia 28. Não é agenda para agora [presidência da Câmara]. A agenda agora é a eleição, qualquer outro assunto é besteira.”

Maia negou que, com a visita, estivesse tentando um encontro com Bolsonaro.

Após o café da manhã com o presidente da Câmara, deputados da bancada da bala foram recebidos pelo presidenciável do PSL.

Eles foram levados à casa do capitão reformado pelo coordenador da bancada, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), e pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciado ministro da Casa Civil de eventual governo Bolsonaro.

Folha perguntou se Maia vai declarar apoio abertamente ao candidato do PSL.

“Uma declaração não vai fazer nenhuma diferença. Todo mundo sabe meu histórico de oposição ao PT”, respondeu.

O presidente da Câmara disse que seu posicionamento sobre a disputa pelo Palácio do Planalto está contemplado pela fala do prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM.

A legenda liberou os filiados para apoiarem quem desejassem, mas o prefeito declarou apoio ao candidato do PSL.

DESARMAMENTO

Fraga, que saiu derrotado da disputa pelo governo do Distrito Federal, também negou que o encontro Maia esteja relacionado a apoio à sua reeleição como presidente da Câmara.

Segundo ele, o café da manhã serviu para a discussão de pautas que deverão ser votadas na Câmara até o fim do ano.

“Um ponto deles é a flexibilização do estatuto do desarmamento, que é muito importante. É uma bandeira de campanha de todos nós”, afirmou Fraga.

De acordo com o deputado, o presidente da Câmara prometeu pautar um projeto que revê o estatuto do desarmamento.

O gesto de Maia é visto como uma sinalização a Bolsonaro, que tem como uma de suas principais bandeiras para segurança pública a defesa do porte de armas para cidadãos comuns.

Já Fraga afirma que o tema estava na pauta antes mesmo das eleições.

“Esse acordo foi feito antes das eleições, já estava predeterminado com o presidente Rodrigo Maia, que nós vamos votar de três a quatro projetos de grande importância ainda neste final de ano”, disse.

Segundo Fraga, o acordo passa pela votação de três pontos do projeto: diminuição do limite de armas de 6 para 3 por pessoa; fim da exigência da comprovação da necessidade de compra e porte rural de arma dentro dos limites das propriedades.

“Nós, inclusive, estamos com uma proposta de reduzir o número de armas. Portanto, não é nada de forma açodada. Esse acordo já foi feito antes das eleições.”

Da FSP