The New York Times critica Facebook por fake news de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

O New York Times destacou com reportagem enviada de San Francisco que “a plataforma de mídia social WhatsApp é inundada por notícia falsa” na campanha presidencial brasileira. Na chamada da primeira página impressa, “Fraude digital no Brasil”.

O jornal também publicou editorial (acima, no impresso), sob o título “Ei, Facebook, faça o seu próprio trabalho”.

Abriu o texto com caso que ele mesmo revelou: “Uma rede de contas de Facebook operadas por militares de Mianmar repete retórica odiosa contra rohingyas.”

E com o caso revelado pela Folha: “A desinformação viral corre solta no WhatsApp no Brasil, conforme empresas de marketing compram bancos de dados de telefone para enviar spam aos eleitores com mensagens direitistas”.

Em seguida: “O público sabe sobre cada uma dessas incitações por causa de reportagens de organizações jornalísticas. Jornalistas se descobrem atuando como moderadores de conteúdo não pagos para essas plataformas”.

Afirma que “o problema é sistêmico, atualmente se manifestando na forma de campanhas coordenadas, tanto no exterior como internas”. Daí o “padrão” que se estabeleceu: “Jornalistas encontram um problema, a plataforma reage e o ciclo começa de novo”.

Mas jornalistas “não têm acesso aos dados disponíveis internamente em empresas como o Facebook” e sobretudo não têm “o poder de mudar”. São as próprias plataformas que precisam assumir esse papel e agir contra as campanhas coordenadas de desinformação que “podem mudar o curso de eleições e genocídios”