Universidade inglesa debaterá a “implosão” da democracia do Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

A Universidade de Londres promove o seminário “Neoliberalismo, populismo, fascismo: a implosão da democracia no Brasil”. O seminário vai debater o que chamou de “golpe de Estado de 2016” no Brasil e os efeitos da política neoliberal radical do governo Temer, reunindo alguns dos mais renomados brasilianistas do mundo.

Entre eles, o norte-americano Anthony Pereira, diretor do Brazil Institute, no King’s College, o professor Alfredo Saad-Filho (University of London), Dr Pedro Loureiro (Cambridge), Dr Francisco Dominguez (Middlesex University) e Dr Marieke Riethof (University of Liverpool).

O convite para o evento, que acontece no prédio da Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, não usa meias palavras para as ameaças que a democracia brasileira enfrenta: “O Brasil está em polvorosa. O país atravessa sua pior crise econômica na história recente e uma crise política sem precedentes, que levou à destituição da presidente eleita Dilma Rousseff e à prisão do ex-presidente Lula”.

No convite, os organizadores também chamam a atenção para o número elevado de seguidores que a extrema-direita ganhou nos últimos tempos e a capacidade de resistência do campo progressista a essa onda neo-fascista. Ainda assim, a esquerda conseguiu levantar uma reação surpreendente nos últimos meses”, ressaltam.

Por fim, detalham que o seminário vai examinar a trajetória das administrações do Partido dos Trabalhadores, o pano de fundo do golpe de Estado de 2016 e os custos do radical programa neoliberal da administração Temer, além das perspectivas para o novo presidente. “A democracia vai sobreviver no maior país da América Latina? Como defender os direitos econômicos, políticos e sociais na próxima administração? A extrema-direita tem um futuro? E quais as perspectivas da esquerda?”, questionam.