Bolsonaro é pego em mentira sobre médicos cubanos

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Bolsonaro praticamente acabou com o programa Mais Médicos ao atacar Cuba e os médicos que o país nos enviou. E disse que esses médicos só poderiam continuar no Brasil se Cuba permitisse que suas famílias viessem para cá. Porém, em 2013, como deputado, tentou barrar a vinda das famílias dos médicos para o Brasil dizendo que eram compostas de “mercenários”

No ataque que fez a Cuba e que acabou expulsando os médicos cubanos do país, Bolsonaro criticou uma suposta proibição da vinda de familiares deles para cá e disse que permitir a entrada dessas pessoas no país seria uma das condições do Brasil para a manutenção da participação de Cuba no programa.

Bolsonaro Mentiu. Segundo matéria do portal G1, da Globo, em 2013 Bolsonaro defendeu a proibição da entrada no Brasil de familiares de médicos cubanos que ingressaram no programa Mais Médicos.

O registro desse discurso  dele está disponível nas notas taquigráficas da Câmara, conforme a imagem a seguir.

O trecho abaixo foi extraído do discurso de Bolsonaro na Tribuna da Câmara em 8 de agosto de 2013

A verdade, aos poucos, vem vindo à tona: eles querem trazer 6 mil médicos cubanos. Prestem atenção! Está na medida provisória: cada médico cubano pode trazer todos os seus dependentes. E a gente sabe um pouquinho como funciona a ditadura castrista. Então, cada médico vai trazer 10, 20, 30 agentes para cá. Podemos ter, a exemplo da Venezuela, 70 mil cubanos aqui dentro!

Hoje, mais de cinco anos depois, Bolsonaro critica a suposta proibição da vinda de familiares dos médicos cubanos e diz que permitir a entrada dessas pessoas no país seria uma das condições do Brasil para a manutenção da participação de Cuba no programa.

Para ele, é uma “situação desumana” separar famílias de cubanos. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), porém, desmente que o acordo assinado entre Cuba e o governo brasileiro impeça a vinda de familiares dos médicos cubanos ao país.

Assim sendo, Bolsonaro mentiu duas vezes: mentiu ao dizer que as famílias dos cubanos não podem vir ao Brasil e mentiu ao dizer que é favorável a que elas venham, pois, em 2013, apresentou propostas na Câmara dos deputados para tentar impedir que essas famílias viessem ao nosso país.

A menos de dois meses da posse, Bolsonaro já arrumou uma quantidade considerável de encrencas. Porém, a que paralisa o programa Mais Médicos é a pior porque JÁ ESTÁ prejudicando a população humilde. Agora, imagine quando ele já estiver no Poder: quanto tempo vai demorar para afundar o país com sua burrice e irresponsabilidade?

Confira a reportagem em vídeo