Bolsonaro pagará caro por tirar médicos de pobres

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Bolsonaro insultou e ameaçou os médicos cubanos do Mais Médicos que fazem trabalho que médicos brasileiros não querem fazer. Dos 5 mil municípios brasileiros, 1,5 mil SÓ TÊM médicos cubanos. Cerca de 30 milhões de brasileiros ficarão sem médico. Muitos deles votaram em Bolsonaro e saberão que ele retribuiu seus votos tirando-lhes seus médicos.

Em sua escalada ideológica irresponsável, Jair Bolsonaro acaba de dar um tiro de canhão no próprio pé ao achar que iria impor a Cuba seus delírios políticos.

Começou insultando pesadamente o país caribenho, chamando-o de “ditadura”. Um chefe de Estado deveria saber que não deve dar declarações insultuosas a outros países, sobretudo se esse país supre uma carência terrível de médicos em seu país.

E Cuba ajudava muito o Brasil com seus médicos. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. O Brasil tem 5.570 municípios. O programa Mais Médicos tem profissionais cubanos em 2.885 desses municípios e em 1575 municípios só há um médico em cada e ele é cubano. Cada um desses municípios tem cerca de 20 mil habitantes.

Ou seja: cerca de 30 milhões de brasileiros ficarão sem médico. E, obviamente, o povo dessas cidades saberá que, após anos tendo médico pela primeira vez (cubano), se está perdendo esse médico terá sido por culpa do novo governo.

Não é difícil imaginar que grande parte dessa população gigantesca votou em Bolsonaro. Assim, o governo dele já começará com uma rejeição enorme não só por conta da parcela gigantesca do eleitorado que votou contra ele (45%), mas por conta dos que só estão acordando agora para o que significou eleger esse maníaco, após terem votado nele.

Quem causou o problema foi Bolsonaro ao insultar Cuba fazendo exigências em público antes de sequer propor uma negociação, como mostra seu tuite que iniciou a polêmica.

Um presidente chamar de “ditadura” um país que presta serviço tão relevante ao Brasil como o de colocar médicos onde nenhum médico brasileiro quer trabalhar não parece ser muito inteligente, não é mesmo?

Bolsonaro, após ver o problema que sua bocarra causou, diz que Cuba foi “irresponsável”, já antevendo o caos que irá causar na saúde brasileira e as dezenas de milhões de pobres que irão perder o único médico que têm na vida por conta de um capricho desse idiota que o Brasil elegeu.

Agora é tarde. Os médicos irão embora por conta, também, da ameaça de Bolsonaro de expulsá-los se Cuba não aceitar a imposição do Brasil para lhe quebrar um galho gigantesco ao permitir que a enorme carência de médicos no país seja suprida por profissionais abnegados que aceitam trabalhar onde os médicos coxinhas que temos no Brasil não querem ir.

Bolsonaro quer que os cubanos revalidem seus diplomas no Brasil, mas essa é uma bobagem que o Supremo Tribunal Federal eliminou no ano passado ao decidir que o Mais Médicos não precisava da revalidação de diploma dos cubanos para atuar no Brasil

Ou seja: Bolsonaro comprou uma briga inútil, já que o STF havia garantido as condições de funcionamento do Mais Médicos. É absurdo o governo brasileiro querer interferir no acordo entre os médicos cubanos e o país deles.

Para que as pessoas entendam, os cubanos podem cursar medicina com todas as despesas pagas e ficam depois devendo ao Estado os investimentos que fizeram neles, exatamente como no Fies brasileiro, por exemplo.

Enfim, de burrada em burrada Bolsonaro fará os brasileiros se arrependerem rapidamente de terem votado nele. Só quem não irá dar braço a torcer será a elite étnica e financeira que o apoia porque ele tirará do pobre para dar ao rico. O azar dessa gente e de seu “mito” é que há muito mais pobre que rico no Brasil.