Com Bolsonaro, presidente da Petrobras retornará ao Banco do Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta segunda (19) que o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, pode ser indicado à presidência do Banco do Brasil, empresa onde iniciou sua carreira.

Monteiro será substituído na Petrobras pelo economista Roberto Castello Branco.

Ele afirmou que a decisão cabe ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem “carta branca” para definir os nomes. “Quem está montando [a equipe] é o Guedes. Eu estou avaliando. Talvez [Monteiro vá para o] Banco do Brasil, não tenho certeza”, disse Bolsonaro, em entrevista na porta de sua casa, no Rio.

O presidente eleito saiu em comitiva na tarde desta segunda, passou cerca de 30 minutos fora e parou para dar entrevista na volta. Ele não informou o destino. Abriu a entrevista comentando a nomeação de Castello Branco para a Petrobras, confirmada em nota na manhã desta segunda.

“A indicação é do Paulo Guedes. Estou dando carta branca para ele. Tudo o que é sobre economia, é ele que está aí escalando o time”, afirmou. “Obviamente, ele sabe disso, estamos cobrando produtividade e enxugar a máquina.”

Bolsonaro repetiu que não está nos planos do governo a privatização total da Petrobras, defendida por Castello Branco em artigos e entrevistas. “Alguma coisa pode privatizar, não toda. É uma empresa estratégica”, diss o presidente eleito.

Os dois devem se encontrar nesta terça (20) em Brasília. “Eu não sou uma pessoa inflexível, mas nós temos que ter muita responsabilidade para levar adiante um plano desse aí”, respondeu, quando perguntado sobre a possibilidade de privatização.
Com Castello Branco, o mercado espera a continuação do plano de desinvestimentos da companhia, com foco na venda de ativos de refino, transporte e distribuição de combustíveis e gás natural.
A Petrobras informou nesta segunda que Monteiro permanece no cargo até o dia 1º de janeiro de 2019. Ele foi diretor financeiro do Banco do Brasil antes de ser transferido à petroleira pela então presidente Dilma Rousseff.
Assumiu a presidência da Petrobras em julho, após renúncia de Pedro Parente em meio à crise provocada pela greve dos caminhoneiros. Após visitar a empresa há duas semanas, o vice-presidente eleito general Hamilton Mourão, disse ter ficado “muito bem impressionado” com a gestão da Petrobras. Bolsonaro comentou que o mercado tem avaliado positivamente as escrever lhas de Guedes e disse que a equipe econômica tem que ter responsabilidade e não pode “voltar atrás” em suas decisões, por que o mercado interpreta como sinal negativo.

Da FSP