Lula será indicado ao Nobel da Paz em janeiro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel, divulgou que, no fim de janeiro, será formalizada a candidatura do ex-presidente Lula ao mesmo prêmio com o qual Esquivel foi agraciado em 1980. Ao contrário do que muitos pensam, Lula chega forte a essa disputa, com nível de apoio que poucos candidatos terão. E cada brasileiro pode ajudá-lo a vencer.

No último dia 15, na página do abaixo-assinado lançado em meados deste ano por Pérez Esquivel para buscar apoio à sua decisão de indicar Lula ao Nobel da Paz, o chamamento do argentino a pessoas que se enquadrem nos requisitos exigidos pelo Comitê do Prêmio, em Oslo, na Noruega.

Esquivel explica que lançou neste ano a candidatura de Lula ao Nobel da Paz de 2019 por sua luta contra a fome e a pobreza. E relatou que as adesões de todo mundo no param de chegar. E divulgou um dado auspicioso para o ex-presidente: já são 400 mil pessoas que apoiam a candidatura dele.

É um apoio enorme. Poucos candidatos – senão nenhum – terá tanto apoio. Por isso, Esquivel recomenda que cada pessoa que formalizar sua adesão deve citar que participa de um movimento que conta com “centenas de milhares” de apoios. E é disso que se trata a manifestação de Esquivel, de FORMALIZAR o apoio a Lula no site

Quem aderiu ao abaixo-assinado, agora terá que fazer a inscrição no site do Prêmio Nobel.

O aviso no site de inscrição explica tudo:

De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, uma candidatura é considerada válida se submetida por uma pessoa que se enquadre em uma das categorias listadas abaixo. Se você não estiver incluído em uma dessas categorias, não continue. Depois de enviar este formulário, você receberá instruções por e-mail. Por favor, note que o prazo de nomeação é 31 de janeiro à meia-noite

E aí o site lista as categorias de pessoas que podem apoiar a indicação de um nome ao Nobel da Paz

1 – Membros de Casas Legislativas e governos de países assim como atuais chefes-de-estado

2 – Membros da Corte Internacional de Justiça em Haya e da Corte permanente de arbitragem em Haya

3 – Membros do Instituto de Direito Internacional

4 – Professores universitários, professores eméritos, professores de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia, religião, reitores e diretores de universidades, diretores de institutos de investigação para a paz e institutos de política exterior

5 – Pessoas que já ganharam o Nobel da Paz [três Prêmios Nobel da Paz apoiam a candidatura de Lula]

6 – Membros da junta diretora principal ou seu equivalente de organizações que tenham recebido o Prêmio Nobel da Paz

7 – Membros atuais e antigos e ex-assessores do Comitê Nobel da Noruega

Esquivel ainda explica que só quem pertence a uma dessas categorias poderá oficializar seu apoio à candidatura de Lula ao Nobel da Paz preenchendo formulário após escolher uma das categorias.

Esquivel ainda explica que se você não pertence a uma das categorias, mas conhece alguém que pertence, que por favor peça a essa pessoa que formalize seu apoio a Lula. E avisa que o prazo final para a formalização é 31 de janeiro à meia noite. Nesse dia, estará concluída a indicação de Lula.

Eis a forma de você ajudar a fazer justiça a um homem que entregou sua vida à causa da redução das desigualdades insuperáveis deste país e que está pagando um alto preço por isso. Mesmo se não conhecer alguém que se enquadra nessas categorias que podem formalizar apoio a Lula, veja se não acha alguém que pode.

Fazer justiça a Lula é fazer justiça a todos nós. Enquanto ele permanecer preso por um crime que jamais foi provado, todos nós estaremos ameaçados. Como dizia Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu, “A Injustiça que se faz a um é ameaça que se faz a todos”. A injustiça contra Lula ameaça cada brasileiro. Vamos reagir!

Confira a reportagem em vídeo