Saiba quem é Alberto Fraga, o aliado de Bolsonaro condenado por corrupção

Todos os posts, Últimas notícias

Na manhã desta quarta-feira (31), o nome Alberto Fraga chegou ao topo dos trending topics, os assuntos mais falados do Twitter.

Fraga é deputado federal pelo DEM do Distrito Federal e tentou o governo do estado na última eleição, mas obteve apenas 5,88% dos votos.

Ele é coronel da reserva da Polícia Militar e lidera a Frente Parlamentar da Segurança Pública, a chamada “bancada da bala”, que pretende relaxar os critérios para posse de arma de fogo.

Parte das postagens de hoje nas redes se refere a Fraga como novo ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e aponta que ele é condenado na Justiça por corrupção.

Durante toda a campanha, Bolsonaro prometeu tolerância zero com a corrupção e que faria uma equipe de primeiro escalão definida por critérios técnicos e não políticos.

Fraga não foi anunciado como ministro; o governo Bolsonaro tem quatro ministros confirmados oficialmente.

São eles o astronauta Marcos Pontes para o Ministério da Ciência e Tecnologia, o economista Paulo Guedes no superministério da Economia, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM) como ministro da Casa Civil e o General Augusto Heleno como ministro da Defesa.

A lista completa é prometida para segunda-feira (05) e na tarde de hoje, o presidente eleito foi ao Twitter para reforçar os seus critérios:

Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 31 de outubro de 2018

A razão para a especulação é que no último dia 23, ainda antes do segundo turno, Bolsonaro se reuniu no Rio de Janeiro com 32 representantes da Frente e indicou Fraga como possível “coordenador” da base aliada, função hoje exercida pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência.

“Anuncio aqui que quem vai coordenar a bancada, lá do Planalto, vai ser o Fraga”, disse Bolsonaro, em meio a risos e aplausos.

Fraga negou que tenha recebido convite formal e afirmou ter sido surpreendido: “Foi um comentário despretensioso.” Na época, Bolsonaro foi ao Twitter criticar quem já estava se colocando na equipe:

As eleições só serão definidas no domingo. Além dos 3 nomes mencionados (Onix,Heleno e Guedes), outros serão anunciados. Com intuito de se promover ou nos desgastar, oportunistas se anunciam ministros. Estes, de antemão, já podem se considerar fora de qualquer possível governo.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 26 de outubro de 2018

Ontem, Fraga disse à Agência Estado que está “disposto a ajudar” o governo mas que não há nada definido.

Da Exame