Trump usará submissão de Bolsonaro em “guerra” contra China

Todos os posts, Últimas notícias

Em série de reportagens diárias sobre a China, o New York Times trouxe no alto da primeira página que, “Na corrida por poder global, EUA e China forçam países a escolher um lado”, sem citar o Brasil.

Na quarta, sem destaque, já havia reportado que o eleito Jair Bolsonaro é “um deputado de extrema direita descaradamente pró-americano” e “muito similar” a Donald Trump, o que poderá melhorar as relações bilaterais —sem afetar porém os vínculos brasileiros com a China.

Mas o assessor de Segurança Nacional de Trump, John Bolton, vem ao Brasil na semana que vem e, segundo o Miami Herald: “A Casa Branca disse que Bolton e Bolsonaro vão discutir como combater a pressão da China para ganhar influência política e econômica”.

Segundo a revista americana Foreign Policy, com uma nova secretária-assistente de Estado para a América Latina, Kimberly Breier, e um novo diretor para a região no Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Mauricio Claver-Carone, “Bolton está construindo uma estratégia latino-americana de confrontação”.