WhatsApp começa a apagar mensagens e fotos antigas de usuários

Todos os posts, Últimas notícias

Um acordo fechado entre o Google e o WhatsApp pode resultar na eliminação de todas as mensagens, fotos e vídeos que não forem devidamente salvos nos aparelhos Android. O popular aplicativo de mensagens alertou em seu site que, a partir desta segunda-feira, 12 de novembro, as cópias de segurança do WhatsApp não ocuparão espaço de armazenamento do Google Drive, uma excelente notícia para os usuários da plataforma, mas, quem não tomar as medidas adequadas, terá suas mensagens antigas apagadas para sempre.

Dessa forma, todas as mensagens com mais de um ano que não tenham sido armazenadas manualmente na nuvem do Google serão completamente eliminadas da plataforma. Isso significa que você perderá todos os dados com mais de um ano se não fizer nada? Não, as informações que não forem salvas permanecerão no dispositivo usado atualmente, mas, se trocarmos de celular ou se o que estamos usando tiver um problema, a cópia de segurança usada até a presente data será apagada e não poderemos recuperar as informações.

Vale destacar que a decisão afetaria apenas os usuários do Android, uma vez que os proprietários de um iPhonepossuem o armazenamento do iCloud (desde que tenham espaço suficiente na nuvem). Como evitar perder todos os dados? É preciso ativar manualmente a cópia de segurança no Google Drive. Para isso, devemos ir em Configurações/Conversas/Backup de Conversas do WhatsApp, em seu próprio dispositivo Android, e realizar a primeira cópia de segurança manualmente, estando conectados a uma rede Wi-Fi.

Também é importante lembrar de ativar o ícone “incluir vídeos”, se quisermos armazenar esses dados que nos foram enviados por meio do aplicativo de mensagens. Feito isso, as cópias de segurança voltarão a ser salvas automaticamente, sem qualquer ação adicional por parte do usuário. Trata-se de uma excelente decisão do WhatsApp, pois libera o usuário de problemas de armazenamento, embora o preço a ser pago seja alto.

Como é sabido, as mensagens do WhatsApp possuem uma criptografia ponta-a-ponta, garantindo que a comunicação só possa ser lida pelos interlocutores. Bem, ao realizar o “backup” no Google Drive, essa criptografia é perdida, o que torna essa informação mais vulnerável e suscetível a um improvável ataque de hackers.

Do El País