Associação de emissoras repudia ataque de Olavo de Carvalho a jornalistas

Todos os posts, Últimas notícias

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) emitiu nesta terça-feira uma nota de repúdio à declaração feita pelo escritor Olavo de Carvalho no Twitter, a qual chamou de “preocupante” por se tratar de um ataque a jornalistas. Na postagem, ele afirma que “os jornalistas são os maiores inimigos do povo, seja nos EUA ou no Brasil”. A mensagem foi publicada há dois anos, mas viralizou nas redes sociais nesta terça-feira, após um perfil de um fã republicá-la na segunda-feira.

Em nota, a associação afirmou que a missão do jornalismo estaria sendo destorcida pelas declarações de Olavo de Carvalho, o que seria “fruto de intolerância e total desconhecimento do papel da imprensa em um país democrático”. Ainda segundo a associação, a opinião do escritor não condiz com a da sociedade e nem das autoridades do país.

“A ABERT está certa de que este não é o pensamento da sociedade e das autoridades brasileiras que prezam a liberdade de imprensa como um valor da democracia”, diz a nota.

O escritor e filósofo Olavo de Carvalho se consolidou recentemente como o um dos gurus intelectuais do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele emplacou dois dos ministros já indicados por Bolsonaro para o futuro governo: Ricardo Vélez Rodríguez, ao Ministério da Educação (MEC), e Ernesto Araújo, escolhido como ministro das Relações Exteriores.

Veja a íntegra da nota:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera preocupante a declaração do escritor Olavo de Carvalho que, pelas redes sociais, afirmou que “os jornalistas são os maiores inimigos do povo, seja nos EUA ou no Brasil”.

A ABERT reitera que os jornalistas têm como missão informar, com responsabilidade, a sociedade sobre os assuntos de interesse público. Qualquer ato ou afirmação que distorça o trabalho dos profissionais de comunicação é fruto de intolerância e de total desconhecimento do papel da imprensa em um país democrático.

A ABERT está certa de que este não é o pensamento da sociedade e das autoridades brasileiras que prezam a liberdade de imprensa como um valor da democracia.

Do O Globo