Bolsonaro admite que não poderá mudar Reserva Raposa Serra do Sol

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, mudou o tom e reconheceu, nesta terça-feira, que a intenção de rever a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, esbarra na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. O processo em que a Corte decidiu pela legalidade da criação da área transitou em julgado em setembro.

Na segunda-feira, Bolsonaro havia manifestado a intenção de baixar um decreto para rever a demarcação e permitir uma autorização geral para a mineração em terras indígenas.

— Quem sabe um dia o Supremo acorde para isso e nos ajude a fazer com que essas reservas venham a ser exploradas, com racionalidade, obviamente, em benefício do próprio povo indígena — disse o presidente eleito, em transmissão ao vivo no Facebook.

Nesta terça-feira, o futuro governo fez mais um recuo, desta vez num intervalo inferior a três horas. Depois de divulgar que a identificação e demarcação de terras indígenas, a titulação de áreas quilombolas e as políticas de reforma agrária ficariam sob a responsabilidade da liderança ruralista mais próxima do presidente eleito , o novo Ministério da Agricultura voltou atrás e divulgou um segundo comunicado, desta vez com a informação de que questões relacionadas a demarcações e conflitos de terra serão submetidas a um conselho interministerial .

Do O Globo