Dias Toffoli e Moro discordam sobre legalização de lobby

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro Dias Toffoli se posicionou de maneira incisiva contra a regulamentação da atividade de lobby. O tema vai gerar muita discussão no ano que vem. Futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro já disse que pretende regulamentar a profissão. Dias Toffoli comentou sobre o assunto no evento “E agora, Brasil?”.

Moro entende que a transparência ajudaria no combate à corrupção, saber exatamente qual interesse representa o lobista. Há uma corrente forte nesse sentido no meio acadêmico também, que defende a legalização do lobby. É uma posição respeitável.

Dias Toffoli pensa diferente. No evento, o ministro foi incisivo. Fez um paralelo com o que aconteceu com a profissão de despachante. Uma fez oficializado o lobby, aparecerá a associação de classe, que seria mais um cartório. Com a regulamentação, só poderá ser lobista quem tem a carteirinha da associação de classe. Aí, o profissional passará a ser indispensável em qualquer ação para a defesa de interesses específicos no Executivo, Legislativo ou no Judiciário. Dias Toffoli lembra que é isso o que acontece com os despachantes, por exemplo, que atuam no Detran. É a tendência brasileira da burocratização, da criação de cartórios.

Se o ministro Sérgio Moro apresentar mesmo um projeto de legalização do lobby, haverá debate porque o presidente do STF pensa o oposto.

Do O Globo