Manual para candidatos ao Itamaraty é composto de críticas a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

A Fundação Alexandre de Gusmão , vinculada ao Ministério das Relações Exteriores,  editou um manual para candidatos à diplomacia brasileira com críticas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro . No volume “História do Brasil”, do professor e pesquisador João Daniel Lima de Almeida, um dos títulos mais vendidos da loja virtual da fundação, Bolsonaro é tratado como uma pessoa que “se orgulha de sua homofobia”.

A publicação, em destaque no site do órgão do Itamaraty, foi lançada em 2013, sob a gestão do chanceler Antonio Patriota, durante o governo Dilma Rousseff, mas ainda é um guia recomendado aos pretendes à carreira diplomática.

Quando trata da era petista, o autor opina sobre o comportamento e o desprestígio das Forças Armadas: “Sua influência no cenário político de hoje é quase nula”. O autor, então, resolve citar Bolsonaro:

“O clube militar que motivou a República, o tenentismo e debateu a questão do petróleo nos anos 50 é retratado hoje como uma máquina do tempo, nostálgica e excêntrica. O principal defensor dos interesses castrenses no Congresso é um zelota do porte de Jair Bolsonaro, que se orgulha de sua homofobia. Não poderiam estar em pior situação desde o período regencial. Por terem se descolado do resto da sociedade desde o final do Regime Militar foram relegados à irrelevância, posição profundamente perigosa em um país com pretensões internacionais de potência”.

No início do tópico sobre os governos petistas, ao referir-se à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o autor diz que, “simbolicamente, a eleição de um operário galvanizou preconceitos sociais de toda ordem” e que “setores da classe média conservadora por todo país evidenciavam indiretamente seu desprezo à democracia”.

Ao avançar sobre os protestos contra Dilma, há a seguinte consideração:

“A tendência do brasileiro a reclamar – em geral dos governos e dos políticos – ao invés de agir é um retrato de um processo histórico demofóbico e desmobilizante e de quase quatro séculos de escravidão”.

No site da fundação do Itamaraty, o livro é vendido a R$ 31, mas a edição digital é gratuita. A coletânea de manuais é apresentada como “marco de referência conceitual, analítica e bibliográfica das matérias exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)”. Segundo a Fundação Alexandre de Gusmão, “os Manuais do Candidato são elaborados por representantes do meio acadêmico com reconhecido saber”. Há, entretanto, a ressalva de que “as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores”.

Do O Globo