No Twitter, Bolsonaro segue fakes, bajuladores e defensores da heterossexualidade

Todos os posts, Últimas notícias

Com mais de 2,6 milhões de seguidores no Twitter , o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), seguia apenas 243 perfis até a última sexta-feira. Embora pequena, a lista de quem Bolsonaro acompanha é eclética o suficiente para contar com um Donald Trump fake, uma cantora de forró que só posta fotos de biquíni, um site com depoimentos de supostos ex-homossexuais, além de artistas, esportistas e políticos de direita.

Seguir alguém no Twitter não é sinônimo de endossar sua opinião. No entanto, personalidades costumam escolher a dedo quem vão seguir: o Papa Francisco, por exemplo, só acompanha as próprias postagens; já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanha 46 contas ligadas a seu governo, empresas e alguns jornalistas.

Nas redes de Bolsonaro, o presidente americano aparece duas vezes: o perfil verdadeiro e um falso, o @POTUSlike —Potus é a sigla, em inglês, para Presidente dos Estados Unidos.

Na categoria chefes de estado, Bolsonaro acompanha também as publicações de representantes da direita no mundo todo: os presidentes da Argentina, Mauricio Macri; do Chile, Sebastian Piñera; do Paraguai Mario Abdo; e da Colômbia, Iván Duque; além do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu.

Na lista de músicos, destaca-se, em meio àqueles que manifestaram apoio à sua candidatura, o perfil de Juliana Caetano, vocalista da banda Bonde do Forró. Embora apoie Bolsonaro desde 2017, a cantora não faz posts políticos com frequência e dedica espaço em suas redes para fotos em trajes de banho.

Em geral, Bolsonaro prefere os artistas que militam na direita, como Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, e Lobão.

Outra conta seguida por Bolsonaro é a da “ADHT — Associação para Defesa da Heterossexualidade, do Casamento e Famílias Tradicionais”. O site do grupo está fora do ar, mas suas publicações mais recentes se resumem a depoimentos de supostos ex-homossexuais e críticas a comunistas e veículos de comunicação.

Os maiores nomes da direita na internet como Rodrigo Constantino e Nando Moura também estão na lista, ao lado de canais no Youtube dedicados a conteúdos ligados à direita, como “Embaixada da Resistência” e “Tradutores de Direita”.

Apesar de o presidente eleito seguir veículos de imprensa tradicionais como Globonews, Correio Braziliense, Estadão e o próprio GLOBO, parte das páginas que ele acompanha faz críticas do trabalho jornalístico. Páginas com seus sites próprios como “Conexão Política”, “Renova Mídia” e “Terça Livre” costumam fazer campanhas contra o jornalismo profissional.

Ele também passou a seguir no mês de dezembro uma página chamada “Falha de S.Paulo”, que usa um endereço que costumava criticar o jornal “Folha de S.Paulo”.

Entre os esportistas, Bolsonaro costuma fazer sucesso com lutadores e retribui seguindo-os de volta. Fazem parte do grupo o ex-campeão do UFC José Aldo, além de Paulo Borrachinha e do britânico Darren Till. Outros atletas que votaram em Bolsonaro também são seguidos, como Ana Paula Henkel, ex-atleta olímpica de vôlei, Emerson Fittipaldi, ex-automobilista, e o jogador de futebol Felipe Melo.

Entre os muitos apoiadores seguidos por Bolsonaro, O GLOBO encontrou apenas uma exceção: a página “Caneta Desmanipuladora”, que tem postagens em viés contrário ao presidente eleito.

De O Globo