Polícia Federal ‘visita’ Eduardo Guimarães. De novo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na tarde desta quinta-feira, 20 de dezembro de 2018, o editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, recebeu nova “visita” da Polícia Federal em sua residência. Os policiais federais M. L. e R. N., subordinados à Diretoria de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Federal, procuraram pelo blogueiro alegando que precisavam lhe fazer “perguntas”.

Já está virando costume. Ano passado, em 21 de março, às 6 horas da manhã, a Polícia Federal bateu à porta do apartamento do editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, a fim de conduzi-lo coercitivamente à Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, para prestar depoimento sobre reportagem que publicou em 26 de fevereiro de 2016 na qual antecipou que o ex-presidente Lula seria alvo da 24ª fase da Lava Jato.

Em 3 de abril de 2017, Guimarães teve que Voltar  à sede da PF para depor sobre denúncia feita contra si pelo juiz Sergio Moro de que o jornalista o teria “ameaçado”.

Vale dizer que nenhuma das duas acusações de Sergio Moro contra Guimarães prosperou e, neste ano, a Polícia Federal teve que lhe devolver os equipamentos confiscados por nada ter achado contra ele.

Na tarde desta  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018, pela terceira-vez em menos de dois anos a Polícia Federal volta a incomodar Eduardo Guimarães. Policiais Federais subordinados à Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, estiveram na residência do Blogueiro, mas não o encontraram. Alegaram que queriam lhe fazer “perguntas”.

Deixaram um telefone com a enfermeira da filha do Blogueiro. Em contato com o policial M. L., Guimarães descobriu que queriam lhe fazer “perguntas” sobre o “terrorista” Cezare Battisti porque havia falado dele no Blog da Cidadania.

Resta saber por que falar sobre Battisti em um site jornalístico como o Blog da Cidadania seria razão suficiente para receber mais uma visita da Polícia Federal em sua residência. Guimarães acredita incômodo esse episódio porque reside em um condomínio e chamou grande atenção dos vizinhos e funcionários a volta da Polícia Federal à sua residência.

Espera-se que não seja prenúncio dos novos tempos que vem por aí, onde falar alguma coisa que desagrade o regime seja motivo para visitinhas da Polícia desse regime.