35 grupos assinaram carta de repúdio após Bolsonaro sair do Pacto Global para Migração

Todos os posts, Últimas notícias

Grupos de brasileiros e brasileiras residindo no exterior fizeram uma carta de repúdio à saída do Brasil do Pacto Global para Migração.

O acordo foi assinado por 164 países, incluindo o Brasil, em dezembro de 2018. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), no entanto, confirmou a revogação da adesão do país no dia 9 de janeiro.

Segundo a carta, que é assinada por 35 grupos, os compromissos contidos no pacto “podem beneficiar enormemente nossas comunidades vivendo no exterior”. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, atualmente são cerca de três milhões de brasileiros morando fora do país.

Entre os benefícios contemplados no pacto estariam a facilidade na transferência de remessas de valores e mecanismos que permitam garantir a portabilidade dos direitos de segurança social.

O documento é finalizado com o pedido de que a decisão seja revista “a fim de melhor proteger seus cidadãos e cidadãs que vivem no exterior e que terão seus direitos melhor garantidos se o país puder coordená-los com outros de forma respeitosa, solidária e diplomática”.

Da FSP